A exatos 500 dias para o início da Copa das Confederações de 2013, a Fifa lançou nesta quarta-feira o logo oficial do torneio. Ele traz no centro um pássaro colorido em verde, amarelo e vermelho, a inscrição “Brasil 2013” logo abaixo e uma bola de futebol no canto superior direito.

O torneio é tido como o principal teste para a Copa do Mundo de 2014 e terá a presença dos seis campeões continentais – México, Japão e Uruguai já garantiram vaga -, da Espanha, última campeã mundial, e do Brasil, país sede. A partida de estreia será no dia 15 de junho, em Brasília, enquanto a decisão está agendada para o dia 30, no Maracanã.

Para o ex-atacante Ronaldo, membro do Comitê Organizador Local (COL), o torneio será um dos mais difíceis de todos os tempos. “Para nós do Comitê Organizador Local, a Copa das Confederações é muito mais do que um torneio preparatório para a Copa do Mundo”, declarou, em entrevista ao site da Fifa. “Acho que teremos aqui no Brasil o grupo de seleções mais forte desde a criação do torneio. Será uma grande oportunidade para os torcedores brasileiros assistirem a um futebol de alto nível nos novos estádios e mostrarem ao mundo um pouco da nossa hospitalidade”, completou.

Em casa, o Brasil buscará seu quarto título da competição, em oito edições já realizadas – as duas primeiras ainda com o nome de Copa do Rei Fahd. Em 2005, o meia Ronaldinho Gaúcho fez parte do time que venceu a Argentina na decisão e, agora, ele espera ter a chance de disputar o torneio novamente em 2013.

“Trata-se de uma competição importantíssima, uma prévia da Copa do Mundo. E esta próxima edição terá um gosto especial por ser no Brasil. Estou muito motivado por isso e espero disputar essa competição em 2013”, disse o jogador do Flamengo.

O sorteio para a Copa das Confederações de 2013 acontecerá em São Paulo, no dia 1º de dezembro. Até lá, serão definidos os representantes da Europa, da Oceania e da África, que têm seus torneios continentais disputados este ano.