Ao contrário do que vinha acontecendo até 2014, o futebol brasileiro não vai parar durante a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Pelo menos parte dele. Após um pedido formal à Fifa, a Confederação Brasileira de Futebol foi autorizada a manter as séries B, C e D do Campeonato Brasileiro enquanto o principal torneio de futebol do mundo estiver sendo realizado. Assim, apenas a Série A será interrompida entre junho e julho do ano que vem.

A manutenção dos torneios teria sido um pedido dos clubes que disputam as competições. A alegação foi de que, sem ligação alguma com a Copa, estes times teriam problemas de ritmo de jogo e também financeiro, uma vez que teriam que pagar um mês de salário sem ninguém entrar em campo.

No pedido, a CBF afirmou à Fifa que as competições não seriam concorrentes da Copa do Mundo e que nenhum jogador destes torneios estarão na Rússia. No entanto, o Internacional, por exemplo, mesmo estando na Série B teve o meia Felipe Gutierrez convocado para defender o Chile nas Eliminatórias.

Além disso, a preocupação também está com 2019, quando a Copa América será realizada no Brasil, exigindo que os torneios nacionais sejam mais uma vez interrompidos no meio do ano.

Desta maneira, a entidade que rege o futebol nacional deve divulgar nos próximos dias uma nova versão do calendário de 2018. Na semana passada, foi revelada a primeira versão, onde todas as divisões seriam paralisadas. Agora, só o Brasileirão, a Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana não terão jogos neste período de Mundial.

Por conta da Copa, os estaduais no ano que vem começarão mais cedo, no dia 17 de janeiro, com a pré-temporada sendo realizada em apenas duas semanas.