São Paulo – Joseph Blatter, presidente da Fifa, anunciou que estuda a possibilidade de mudar o calendário do futebol europeu. Para o dirigente, o ideal seria que as equipes iniciassem a temporada em fevereiro e terminassem em novembro, descansando durante o rigoroso inverno europeu.

De acordo com as declarações de Blatter, publicadas pela revista alemã Kicker, o inverno também poderia ser usado para que os jogadores se dedicassem mais às seleções nacionais.

?Acabo de propor aos clubes que joguem durante todo o verão e que adaptem a temporada ao calendário normal. Isto daria tempo suficiente para que os jogadores se recuperem adequadamente. Poderíamos ter também paralisações de três semanas no inverno?, explicou Blatter, que confirmou ter o apoio de ?grandes clubes europeus?.

Outra mudança seria nas eliminatórias européias para a Copa do Mundo – deveriam existir mais grupos de disputa com menos seleções, diminuindo assim o número de jogos por equipe e agradando aos grandes clubes, constantemente em choque com as federações nacionais.