São Paulo – Fechando a temporada do futebol inglês em grande estilo, Manchester United e Chelsea fazem a grande final da Copa da Inglaterra hoje, às 11h (de Brasília), em partida que marcará também a inauguração do novo Estádio de Wembley – com transmissão da ESPN. Em sua 126.ª edição, a FA Cup é a competição mais antiga do mundo, mas esta será apenas a terceira vez que será decidida pelo campeão e o vice do Campeonato Inglês.

Última equipe a levantar a Copa da Inglaterra no antigo estádio de Wembley, em 2000, o Chelsea quer ser também o primeiro a fazer a festa no moderníssimo estádio de 750 milhões de libras (R$ 3,75 bilhões), mas para isso terá que passar pelo rival, que chega à sua 18.ª decisão e vai em busca de seu 12.º título, recorde da competição.

Em sete das últimas 17 finais, a equipe esteve sob o comando de Sir Alex Ferguson, que levou a equipe a cinco títulos (1990, 1994, 1996, 1999 e 2004). Já o emergente Chelsea, com apenas três títulos da FA Cup na história, busca salvar a temporada após a perda do Campeonato Inglês e da desclassificação da Liga dos Campeões diante do Liverpool.