A 28.ª rodada do Campeonato Brasileiro ganhou um ingrediente especial para suas três partidas finais nesta quinta-feira. Em um destes jogos, o técnico com o maior número de títulos na competição fará a sua estreia no atual campeão nacional, mas com o pensamento voltado para a parte de baixo da tabela de classificação. Vanderlei Luxemburgo, vencedor em cinco oportunidades, inicia a sua terceira passagem pelo Flamengo, seu clube de coração, contra o Atlético Goianiense, em Volta Redonda.

Campeão pelo Palmeiras (1993 e 1994), Corinthians (1998), Cruzeiro (2003) e Santos (2004), Luxemburgo chega ao Flamengo com um objetivo claro, mas totalmente diferente de brigar pelo título. Contra a equipe goiana, que está na zona de rebaixamento, o time do Rio de Janeiro precisa da vitória para não correr o risco de se ver dentro da área de degola à Série B. Com campanha muito abaixo do esperado, o novo técnico já avisou que, no máximo, lutará por uma vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana.

Em outra partida do dia, o Palmeiras volta ao Pacaembu, onde não tem tido muita sorte depois que passou a mandar seus jogos no estádio municipal por causa da reforma do Palestra Itália, para tentar manter o embalo das últimas quatro rodadas – três vitórias e um empate. O adversário é o Avaí, que procura uma recuperação rápida para não ficar entre os últimos quatro colocados.

Com 39 pontos e sendo uma das equipes que mais empatou na competição – 12 vezes em 27 jogos -, o Palmeiras não pode pensar nem mesmo na igualdade no placar se quiser seguir sonhando com uma vaga na Copa Libertadores da América de 2011 pelo Brasileirão. A sorte é que o time ainda pode conquistar um lugar na competição continental pela Copa Sul-Americana, na qual está na fase de oitavas de final – enfrenta o Universitário de Sucre, da Bolívia.

Completando a rodada, um duelo de extremos acontece no estádio Serra Dourada, em Goiânia. Na briga para não cair para a Segunda Divisão nacional, o Goiás joga suas fichas na força de sua torcida e na reação apresentada sob o comando de Jorginho – auxiliar de Dunga na seleção brasileira – para tentar vencer o Cruzeiro. O clube mineiro, apesar do tropeço em casa na última rodada, segue na briga pelo título e sabe que os três pontos como visitante são essenciais para seu objetivo.

Confira os jogos desta quinta-feira pela 28.ª rodada do Brasileirão:

21 horas

Flamengo x Atlético-GO – Raulino de Oliveira

Palmeiras x Avaí – Pacaembu

Goiás x Cruzeiro – Serra Dourada