O Flamengo saiu na frente do Universo/Brasília na decisão do NBB, o Campeonato Nacional Masculino de Basquete. Mesmo jogando na casa do adversário, no Ginásio Nilson Nelson, a equipe carioca venceu por 81 a 74, abrindo 1 a 0 na série melhor-de-cinco. A próxima partida acontece no sábado, às 12 horas, na Arena da Barra.

As duas equipes começaram a decisão desta quinta-feira com bom aproveitamento ofensivo, e o primeiro quarto terminou com vantagem de três pontos para os cariocas: 21 a 18.

No segundo período, o ala Alex, do Brasília, entrou no ritmo da partida, e fez a diferença. Graças a uma ótima sequência, ele levou a equipe ao placar de 40 a 33 no fim da primeira metade do confronto.

O Flamengo reagiu no terceiro quarto, graças principalmente à atuação do ala Marcelinho, cestinha da partida com 32 pontos. No quarto final, a experiência do jogador foi uma das principais armas da equipe, que teve tranquilidade para aproveitar os erros do adversário e vencer.

“O mais importante é a vitória. Fico feliz por ter ajudado a equipe. Faltam duas vitórias. Sabemos que o time do Brasília é forte, mas jogando em casa a gente é mais forte ainda, e vamos tentar ganhar no sábado”, afirmou Marcelinho, após a partida.

Com a vitória fora de casa, o Flamengo pode decidir o título na Arena da Barra já no domingo às 13 horas, caso vença a partida de sábado.

O Brasília, por sua vez, terá de vencer o adversário fora de casa. Para o técnico Lula Ferreira, a equipe não soube aproveitar a oportunidade de vencer o jogo. “Nós mandamos no primeiro tempo da partida, mas não aproveitamos isso. Nosso ataque parou em 40 pontos, e nosso reinicio no terceiro quarto foi ruim. Quando ficou disputado ponto a ponto, nosso ataque não agrediu a defesa deles”, disse.