O judoca brasileiro Flávio Canto brilhou neste domingo ao faturar a medalha de ouro na etapa de Lisboa da Copa do Mundo, que integra o Circuito Mundial da Federação Internacional. Tiago Camilo e Rafael Silva também se destacaram e garantiram o bronze para a equipe brasileira.

Flávio Canto, na categoria até 81 kg, conquistou o ouro ao vencer o americano Travis Stevens por ippon na decisão. Antes ele já havia vencido suas quatro lutas também por ippon.

Tiago Camilo, que ficou com o ouro na etapa de Madri, foi superado pelo francês Ludovic Gobert por ippon na semifinal. O brasileiro, até 90 kg, se recuperou na sequência e derrotou o argelino Lyes Bouwakoub. Ele chegou a sua quarta medalha em etapas da Copa do Mundo.

Outro campeão na Espanha, Rafael Silva, acima de 100 kg, também parou na semifinal neste domingo. Ele perdeu para o francês Teddy Riner, bicampeão mundial, por ippon. Em seguida, venceu o lituano Marius Paskevicius para garantiu o bronze.

Com o resultado, o Brasil terminou a etapa portuguesa da Copa do Mundo na quarta colocação no quadro geral de medalhas, atrás somente de França, Portugal e Alemanha. No sábado, Breno Alves havia assegurado o bronze na categoria até 60 kg.

Enquanto a equipe masculina do Brasil disputava a etapa de Lisboa, o grupo feminino participou da Copa do Mundo de Tallin, na Estônia. Contudo, as brasileiras não conseguiram medalhas.