A seleção da República Checa anunciou nesta segunda-feira seu novo treinador. Pavel Vrba deixará o Viktoria Plzen ao fim de seu contrato, em dezembro, e assumirá o cargo em janeiro de 2014, na vaga de Michal Bilek, que falhou na tentativa de levar o país à Copa do Mundo do ano que vem, no Brasil.

O anúncio foi feito pelo presidente da Federação Checa de Futebol, Miroslav Pelta, que celebrou a chegada do novo comandante. “Estou orgulhoso porque teremos um técnico que tem um número tão grande de ótimos resultados como ele”, declarou.

Pelta vinha tentando assinar com Vrba desde a saída de Bilek, mas esbarrava no contrato do treinador com o Viktoria Plzen, que vai até 2015. No entanto, o técnico decidiu usar uma cláusula que permite que o vínculo seja encerrado ao fim desse ano, o que possibilitou o acerto.

Depois de levar o clube à Liga dos Campeões duas vezes nos últimos três anos, Pavel Vrba chega ao auge da carreira, após ter treinado apenas equipes dentro da República Checa. A decisão do treinador, no entanto, irritou o Viktoria Plzen, que admitiu o desapontamento em nota oficial.