O clima de novidade já passou. Na sua quarta passagem por Curitiba, o Campeonato Mundial de Turismo da FIA (WTCC) não precisa contar com o fator surpresa para atrair o público.

Pelo contrário: quem foi ontem à Boca Maldita, no centro da capital do Estado, para participar da tradicional sessão de autógrafos com todos os pilotos, sabia o que queria.

Viram os carros de Chevrolet, BMW, Lada e Seat, viram os pilotos (e, claro, com mais atenção ao curitibano Augusto Farfus, único brasileiro na categoria) e toda a parafernália montada para o evento. Com isso, a surpresa passou a ser o forte calor dos últimos dias.

As provas do WTCC em Curitiba foram sempre “ameaçadas” pela chuva. Ano passado, ela não veio, mas a previsão era de precipitação para o horário da segunda corrida. Mas todo o staff do Mundial de Turismo está assustado com as altas temperaturas do verão curitibano.

O termômetro superou os 30ºC durante a sessão de autógrafos de ontem, e as caixas de água mineral à disposição dos pilotos e convidados, que sobravam nos anos anteriores, acabaram.

“Esse tempo não ajuda em nada, nem no acerto do carro, nem no consumo, e nem no desgaste dos pneus”, resume Augusto Farfus. As equipes preveem que, se mantido o clima, a temperatura da pista nos testes de hoje e nos treinos de classificação de amanhã pode superar os 55ºC.

“A gente fez testes na Europa, mas lá é inverno. E por mais que tenhamos feito simulações, são simulações. Na prática é bem diferente”, completou o piloto brasileiro.

Além da preocupação com o calor, os pilotos temem também a sempre instável condição climática de Curitiba. “Ontem (quarta-feira), vi a previsão e dizia que sábado e domingo teria sol. Aí, hoje (ontem), tinha mudado tudo, a previsão era de chuva”, comentou Farfus, talvez o único escolado com o clima local.

O Instituto Simepar prevê dias com muitas nuvens, mas sem chuva, e com temperaturas mais amenas – mas nem tanto. Já o Weather Channel prevê sol forte para sábado e chuva para domingo. Para completar, o Climatempo anuncia chuva no sábado e sol com nuvens no domingo. E agora?