A união entre esporte e meio ambiente, tão em voga nos últimos tempos, chegou a Foz do Iguaçu, talvez a cidade de mais atrativos turísticos no Brasil. Começa às 8h a primeira Meia Maratona das Cataratas, evento que ?tomará conta? do Parque Nacional do Iguaçu, e tem seu desfecho bem em frente às Cataratas do Iguaçu. Mais de dois mil atletas de nove países (Brasil, Guiana Francesa, Inglaterra, França, Uruguai, Argentina Paraguai, México e Venezuela) vão participar da prova.

Por ser uma corrida realizada em local público – e, além de parque nacional, Patrimônio da Humanidade -, a estrutura é diferenciada. Os detritos serão todos deixados em local específico, para facilitar a limpeza. E, mesmo assim, a organização da prova vai doar ao parque quinhentas mudas de árvores nativas para neutralizar a emissão de dióxido de carbono.

A largada da Meia Maratona das Cataratas será nas imediações do Mabu Hotel & Resort. De lá, eles correm por aproximadamente nove quilômetros pela Rodovia das Cataratas – que terá tráfego restrito na manhã de hoje.

A maior parte da corrida será mesmo dentro do Parque Nacional do Iguaçu, num percurso que teve o aval do Ibama.