A Federação Paranaense de Futebol – FPF – divulgou ontem, a tabela e o regulamento do Campeonato Paranaense da Divisão de Acesso 2009. Respeitando o estatuto do torcedor, a FPF homologou os documentos com 60 dias de antecedência do início da competição, que começa no feriado de 1.º de maio.

A FPF seguiu a vontade dos clubes, que na reunião arbitral, de 13 de fevereiro, decidiram as regras para acesso e decesso, taxas de arbitragem, formula de disputa, custos e outros assuntos de relevância na organização do torneio estadual.

Na 1.ª fase, todos os clubes se enfrentam em turno único, classificando para a sequência do certame os seis melhores classificados. Para a fase decisiva, eles formarão um hexagonal, disputado em dois turnos, sendo campeão o clube com mais pontos.

Como bonificação, os 1.º e 2.º colocados na etapa inicial levam 1 ponto extra para a fase final. Ao término do campeonato, campeão e vice sobem pra Série Ouro de 2010, enquanto que, a equipe com pior campanha será rebaixada à 3.ª divisão no próximo ano.

A 2.ª Divisão será disputada por 10 clubes: Associação Portuguesa Londrinense, Arapongas Esporte Clube, AFA Umuarama, Francisco Beltrão Futebol Clube, Maringá Esporte Iguatemi, Serrano Centro-Sul Esporte Clube, de Prudentópolis, Sport Clube São José, de São José dos Pinhais, Sport Club Campo Mourão, Operário Ferroviário Esporte Clube, de Ponta Grossa e Roma Esporte de Apucarana.