O sucesso alcançado no Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-19 acontecido em Curitiba no período de 20 de abril a 4 de maio passado, quando fizeram a final as seleções de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com vitória, nos pênaltis dos mineiros, deu maior credibilidade aos paranaenses para sediar em agosto próximo o 1.º Campeonato Brasileiro de Futebol Sub-17 em fase decisiva.

A fase inicial da competição será realizada na região Centro-Oeste, onde estão confirmadas as participações das seleções de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Por aqui já é certa a presença de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e mais duas seleções classificadas na primeira fase.

Antes de embarcar para o Japão e Coréia, onde foi o representante brasileiro da CBF no congresso técnico dos países participantes da Copa do Mundo, o presidente Onaireves Moura já adiantava para a coluna que a entidade paranaense seria responsável por uma fase do campeonato sub-17.

Onaireves está no continente asiático e deve trazer mais novidades para pôr em prática nesse futuro evento, bem como para o futebol brasileiro e especialmente paranaense. Ele deixou de sobreaviso seus pares diretores e todo o pessoal que bem representou a entidade no sub-19 passado.

Os jogos serão realizados no Centro Poliesportivo Pinheirão e Curitiba passa definitivamente a ser referência para competições em âmbito nacional.

Estadual Juvenil

Prossegue amanhã, o Campeonato Estadual Juvenil em sua segunda rodada entre os classificados do Sul e do Norte. A primeira rodada apresentou um grande equilíbrio entre os oito participantes. O único vencedor foi o União, de Bandeirantes sobre o Grêmio Maringá, por 2×1. Os outros jogos foram todos, 1×1.

Veja os jogos, locais, horários e árbitros:

Coritiba x União Bandeirante no CT do Atuba, às 10h. Árb.: Marcos Daniel de Camargo. Assist.: Altair Luiz Daghetti e Julião Guião Queirolo Nelo.

Malutrom x Paraná em São José dos Pinhais, (Xingu), às 15h. Árb.: Luiz Carlos Nunes. Assist.: Adriano Milcznski e Adilson José da Silva Rosa.

Grêmio Maringá x Atlético no Estádio Willie Davids, às 15h. Árb.: Aguinaldo Pinheiro de Oliveira. Assist.: João Alves da Silva e Marcelo Betinelli Gea.

Londrina x PSTC no Estádio do Café, às 15h. Árb.: Gilson Bento Coutinho. Assist.: José Ricardo Moraes e Genner Diniz de Góes.

Paraná expande escolinhas

Visando expandir a qualidade dentre as categorias de base, o Paraná Clube firmou nova parceria, agora com futsal que está sendo iniciada em Rio Branco do Sul com a associação dos funcionários da empresa Votorantim. Pelo menos 100 meninos, de 6 a 14 anos, iniciam a prática esportiva, contando com o apoio daquela associação.

O técnico é Luciano Cenci que espera revelar novos valores para o Paraná Clube, nas categorias de base, além de formar um time que represente a cidade.

Coxa já participa

Miro e Aramis Bueno, responsáveis pelos times menores do Coritiba, já participam de campeonatos oficiais de futebol de salão, onde lideram em seus grupos. Do futsal eles têm a certeza de revelar alguns craques para o elenco alviverde.

Convocação feminina

A CBF deu a conhecer ontem à FPF a convocação de quatro jovens paranaenses para integrar a seleção brasileira de futebol feminino sub-19. As convocadas são Renata Aparecida Costa, do Maringá, Janaína Mariana Dantas Novaes, do Novo Mundo (Curitiba), e Fernanda Hermann e Francielli Teodoro Bueno, do Gresfi. A apresentação está marcada para o dia 10 de junho, às 12h no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. As atletas devem levar a documentação pedida, além de atestado médico, autorização para viajar ao exterior e tênis e chuteiras trave de borracha.