Graças a um sprint no final da prova, o francês Pierrick Fedrigo conquistou nesta terça-feira a 16ª etapa da Volta da França, mais tradicional competição do ciclismo mundial. O competidor da casa triunfou no trecho de 199,5 quilômetros entre as cidades de Bagnères-de-Luchon e Pau.

Fedrigo terminou a etapa com o tempo de 5 horas, 31 minutos e 43 segundos. Com o seu desempenho, ele frustrou, entre outros ciclistas, o norte-americano Lance Armstrong, sete vezes campeão da Volta da França e que finalmente conseguiu viver um dia de protagonista em sua participação de despedida da competição.

Armstrong terminou a etapa desta terça-feira na sexta colocação e brigou até o fim pela liderança no pelotão dos primeiros colocados. No final, porém, ele não suportou o ritmo dos competidores em mais uma estágio montanhoso da prova, que teve o francês Sandy Casar como segundo colocado e o espanhol Ruben Plaza como terceiro. Curiosamente, os primeiros oito mais bem colocados registraram o mesmo tempo de 5 horas, 31 minutos e 43 segundos depois da batalha travada no sprint final.

O espanhol Alberto Contador, que nesta terça foi apenas o 22.º colocado, segue na liderança geral da Volta da França e com boas chances de conquistar pelo segundo ano consecutivo a prova. Andy Schleck, de Luxemburgo, ficou em 21.º nesta terça e é o segundo no geral. Já Armstrong é apenas o 25.º no geral.

Após a etapa desta terça-feira, os ciclistas terão a quarta-feira para descansar e voltarão à disputa na 17.ª etapa da Volta da França nesta quinta, quando percorrerão um trecho de 174 quilômetros entre Pau e Col de Tourmalet.