Domino total da equipe Andretti Green no treino classificatório deste sábado para o GP de Sonoma da Fórmula Indy. O escocês Dario Franchitti vai largar na pole-position da antepenúltima etapa do campeonato – penúltima em circuito misto – e terá a companhia da norte-americana Danica Patrick na primeira fila, em segundo.

Terceiro colocado no campeonato, com 466 pontos, o brasileiro Tony Kanaan conquistou o terceiro lugar no grid e precisa desesperadamente de uma vitória para seguir na luta pelo título. O líder Franchitti tem 52 pontos a mais, exatamente a pontuação máxima de uma corrida.

Vice-líder na classificação com 510 pontos, o neozelandês Scott Dixon (Ganassi) vai largar na quinta posição e também precisa de um bom resultado para se manter firme na briga pelo título.

Já fora da briga, o brasileiro Hélio Castroneves fez um bom treino e levou o seu Penske ao quatro lugar no grid, o primeiro dos carros ‘não Andretti Green’. Vitor Meira, da Panther, largará na 13.ª posição.

A etapa de Sonoma deste domingo tem largada prevista para as 16h30 (de Brasília). A prova terá transmissão ao vivo pelo PlayTV e pelo Bandsoport.

Bourdais faz a pole na Champ Car

Se despedindo da Champ Car, rumo à F-1, o tricampeão Sebastien Bourdais (Newman-Haas) marcou, neste sábado, a pole position para etapa de Zolder, na Bélgica. Will Power (Team Australia) vai largar em segundo. O brasileiro Bruno Junqueira (Dale Coyne) conquistou o quarto lugar no grid.

Futuro piloto da Toro Rosso, Bourdais lidera o campeonato da Champ Car, com 250 pontos, 37 a mais que o vice-líder Robert Doornbos, faltando seis provas para o final da temporada.