A semana será quente e decisiva para o futebol paranaense. Desta segunda-feira (19) até o próximo sábado (24), Athletico, Coritiba, Londrina, Operário e Paraná Clube entrarão em campo nada menos do que, no total, dez vezes. Cada time jogará duas vezes, todos pelo Campeonato Brasileiro, em duelos que mexerão nas tabelas de classificação. E você acompanhará tudo na Tribuna do Paraná, com o tempo real dos jogos dos times da capital.

A maratona começa já na noite desta segunda-feira (19), com o Coxa encarando o Oeste, em Barueri. Se vencer, o Alviverde se mantém na briga pela liderança da Série B. Pode, inclusive, terminar a noite já na ponta, uma vez que o Bragantino também joga nesta segunda, contra o Criciúma, em Santa Catarina. Porém, na quinta-feira (22) tem o confronto direto entre os dois, em Bragança Paulista, que pode fazer o Verdão, em uma combinação de resultados perfeita, abrir vantagem de até quatro pontos lá na frente.

O Tricolor, por sua vez, tenta a reabilitação urgente na Série B. Na terça-feira (20), a equipe paranista recebe o Atlético-GO, na Vila Capanema, tento que ganhar para encerrar um jejum de cinco rodadas e seguir na cola do G4. Depois, volta a jogar no sábado (24), mais uma vez em casa, contra o Criciúma. Dois confrontos seguidos como mandante para tirar a zica e recolocar o time na briga pelo acesso.

+ Confira a classificação completa do Brasileirão!

Já o Furacão ‘perdeu’ a semana cheia por conta da decisão no Japão e na quarta-feira (21) terá que enfrentar o São Paulo em jogo adiado da 13ª rodada. Os dois estão próximos na tabela e uma vitória na Arena da Baixada mantém o Rubro-Negro na briga pelo G6 do Brasileirão. Depois, reencontra o Grêmio, no sábado (24), desta vez pelo Campeonato Brasileiro, e enfrentará os gaúchos provavelmente com um time reserva, em meio a uma disputa por uma vaga na semifinal da Libertadores. Oportunidade para manter o embalo – são quatro vitórias nos últimos cinco jogos pela competição – e entrar de vez no pelotão de frente.

Forças do interior

Tubarão e Fantasma também jogam para manter o bom momento. O Alviceleste nem tanto, uma vez que só venceu uma vez nas últimas cinco partidas, com mais dois empates e duas derrotas. Só que mesmo assim está na briga pelo G4, apenas um ponto atrás do quarto colocado. Para isto, precisa ganhar na terça-feira (20) do Botafogo-SP, que vem logo em seguida na tabela. Depois, pega o São Bento, sábado (24), em casa.

+ Confira a classificação completa da Série B!

De todos os representantes parananenses nas duas principais divisões do futebol brasileiro, o Operário é o que está pior colocado. Ainda assim, o atual campeão da Série C é o 11º colocado e só perdeu duas vezes nas últimas oito rodadas, mantendo uma boa regularidade para alcançar o seu objetivo, que é se manter na Segundona. Terça (20), pega o lanterna Guarani, no Germano Krüger, e em seguida enfrenta o Vitória, no sábado (24), no Barradão. Dois confrontos diretos na briga contra o rebaixamento.

Ou seja, os próximos seis dias serão de agenda cheia para os nossos clubes, que em 2019 vão tendo campanhas, de certa forma, positiva, apesar de algumas oscilações. Faltando pouco para o final do primeiro turno, os cinco times sabem que esta sequência de confrontos pode dar um fôlego fundamental lá na frente.

IMPERDÍVEL!

A edição impressa da Tribuna do Paraná desta segunda-feira (19) está especial! Quem comprar o jornal de hoje, leva pra casa o álbum de figurinhas do Campeonato Brasileiro Série A e B de 2019. Tudo isso por apenas R$ 2! Não perca!

Foto: Tribuna do Paraná/Eduardo Klisiewicz
Foto: Tribuna do Paraná/Eduardo Klisiewicz