Anderson Tozato/Arquivo
Joel Malucelli, presidente da associação, costura a competição pra 2009.

A reativação da Copa Sul volta a ser debatida no futebol paranaense. Quem encabeça a nova tentativa é o presidente da recém-criada associação dos clubes profissionais do Estado do Paraná (Futpar), Joel Malucelli. Na proposta do cartola cada estado do Sul ?teria cinco ou seis vagas no torneio regional, que seria disputado simultaneamente aos respectivos campeonatos estaduais?.

Os campeonatos paranaense, catarinense e gaúcho serviriam apenas como classificatório para a Copa, que recomeçaria em janeiro de 2009. Os grandes jogariam o Estadual com reservas.

Joel Malucelli já tratou do assunto com o presidente da Federação Paranaense de Futebol – FPF, Hélio Pereira Cury, e pretende agendar reunião em breve com as entidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Várias outras tentativas de ressurreição da Copa Sul, ou ainda da Copa Sul-Minas, fracassaram por causa do veto da Confederação Brasileira de Futebol – CBF.

 ?O problema é que as ligas que patrocinavam as Copas não eram bem-vistas pela CBF. Agora as federações vão organizar o torneio?, falou o presidente de honra do J. Malucelli.