A Federação Paranaense de Futebol de Salão é a número um do futsal brasileiro. A liderança no ranking da Confederação Brasileira foi alcançada neste início de ano, com base nos números e no desempenho de todas as 27 entidades estaduais. A FPFS começa 2009 demonstrando a força do futsal no Paraná, ficando à frente de potências como São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina.

O ranking, organizado todos os anos pela CBFS, avalia a eficiência e organização de todas as federações filiadas, bem como o número de atletas inscritos e de competições realizadas, entre outros quesitos.

Na soma de todos esses itens, a Federação Paranaense ficou com 696 pontos, tomando a primeira colocação que em 2008 foi da Federação Paulista. “Este resultado demonstra a força do futsal em nosso estado. Prova de que estamos no caminho certo”, comentou o presidente da FPFS, Dias Lopes, fazendo questão de dividir todos os méritos com os clubes, filiados, atletas e outros profissionais que trabalham no dia-a-dia para que resultados como esse sejam alcançados.

A organização do Campeonato Paranaense de futsal, em suas três divisões, e o volume de equipes competindo em todas as categorias são dois dos itens mais elogiados pela Confederação Brasileira.

Nem mesmo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, duas potências em termos nacionais, conseguem realizar competições neste patamar. O investimento privado feito nas equipes de ponta desses estados é que ainda é maior, segundo o presidente Dias Lopes.

“Mas para esse ano mesmo já teremos um aumento considerável. E junto com os clubes estamos trabalhando para que este quadro seja ainda mais favorável. Esta é uma das metas para esta temporada”, afirmou o comandante da FPFS.

De acordo com o dirigente, o fato de três equipes representarem o Estado na Liga Nacional já será um grande passo. “Agora precisamos trabalhar ainda mais para mantermos essa liderança”, completou.