O presidente da Federação Paranaense de Futebol de Salão, Jorge Kudri, informou na última sexta-feira que os entendimentos com uma emissora de televisão, para a transmissão dos jogos da Copa Sul, torneio que vai reunir as melhores equipes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estão bem adiantados e que “dentro de muito pouco tempo deveremos anunciar a data para o início deste evento”.

A Copa Sul foi acertada no início deste ano em Fortaleza, no Ceará, numa reunião entre os presidentes das três entidades do Sul: Jorge Kudri (Paraná), Hanz Werner (Santa Catarina) e Léo Fraga (Rio Grande do Sul). O período de disputas da Copa Sul será de um mês, sempre na abertura de cada temporada. A primeira edição da Copa Sul está programada para a segunda quinzena do mês de janeiro de cada ano, estendendo-se até o final do mês de fevereiro. Este torneio será organizado pela NKT, a mesma empresa responsável pela realização da Liga Nacional e terá transmissão de seus jogos (ao vivo), para os três estados, pela televisão.

Participarão da Copa Sul as três melhores equipes da cada estado. Esses clubes serão divididos em três grupos.

Grupo A

O Grupo A (Paraná) será formado pelo campeão da Chave Ouro do Paraná, o campeão de Santa Catarina, o vice-campeão do Rio Grande do Sul e mais um clubes paranaense a ser indicado pela FPFS.

Grupo B

Este grupo terá a participação do campeão de Santa Catarina, o vice-campeão da Chave Ouro do Paraná, o vice-campeão do Rio Grande do Sul e mais o vice-campeão de Santa Catarina.

Grupo C

O cabeça de chave deste grupo será o campeão gaúcho. Também farão parte do grupo o campeão da Chave Prata do Paraná, um clube a ser indicado pela Federação Catarinense de Futebol de Salão e mais o campeão do Torneio Abertura do Rio Grande do Sul.

O regulamento da Copa Sul determina que na primeira fase da competição, denominada de fase classificatória, os clubes jogarão entre si, dentro do mesmo grupo, pelo sistema de pontos corridos. O campeão de cada um dos três grupos vão decidir o título da competição em um quadrangular que terá ainda a participação da equipe que apresentou o melhor índice técnico na fase classificatória.