Bastou à Gana um empate em 1 a 1 com Guiné, nesta quarta-feira, em Franceville, no Gabão, para que a seleção garantir a primeira colocação do Grupo D da Copa Africana de Nações. No outro jogo da chave, em Libreville, também no Gabão, Mali virou sobre Botsuana, venceu por 2 a 1, e passou como segunda do grupo.

Vinda de duas vitórias, Gana terminou a primeira fase com sete pontos e agora, nas quartas de final, vai enfrentar a Tunísia. Já Mali, que chegou a seis pontos, vai visitar o Gabão em busca de uma vaga nas semifinais.

Em Franceville, Gana saiu na frente com Agyemang-Badu, da Udinese, aos 28 minutos da primeira etapa. O garoto Abdoul Razzagui, de 21 anos, jogador do Sochaux, foi quem empatou, nos acréscimos da primeira etapa. Apesar da pressão dos guineenses no segundo tempo, Gana segurou o resultado e a vaga.

Já em Libreville, Botsuana surpreendeu Mali e saiu na frente com Mogakolodi Ngle, aos 5 minutos do segundo tempo. Seis minutos depois, Garra Dembélé, um francês naturalizado, atualmente no Freiburg, deixou tudo igual. O gol da vitória foi marcado a 15 minutos do fim, por Keita, do Barcelona, uma das estrelas desta Copa Africana.