Jucilene Sales de Lima é uma das grandes surpresas do atletismo brasileiro em 2013. Neste domingo, a atleta de 22 anos, que já estava classificada para o Mundial de Moscou, igualou o recorde brasileiro do lançamento do dardo ao conquistar a medalha de ouro no Troféu Brasil, que está sendo disputado no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo.

A atleta da BM&FBovespa lançou o dardo a uma distância de 61,98m na sua quarta tentativa para ficar com o título brasileiro, igualando a marca feita por Sueli Pereira dos Santos em Bogotá (Colômbia), há 12 anos.

“Depois de tantos problemas físicos (ela sofreu com dores nas costas os últimos três anos), é uma felicidade imensa conseguir igualar esse recorde. Espero manter uma sequência de provas para evoluir mais”, comentou Juciele, que era apenas o segundo nome brasileiro na prova até o ano passado. Laila Ferrer, do Pinheiros, que foi aos Jogos de Londres, ficou com a prata no Troféu Brasil, com 59,61m. O índice é 60,00m.

Com o lançamento deste sábado, Juciele deverá aparecer no 13º lugar do ranking mundial na próxima vez que este for atualizado. Até o ano passado, seu melhor resultado era um 57,85m, obtido em 2012.

Como o domingo é o dia nobre do Troféu Brasil, inclusive com transmissão em TV aberta, este sábado teve poucas finais, com predomínio das provas eliminatórias para o dia seguinte. Entre as campeãs, Aline Fernanda Santos (BM&FBovespa), no salto em altura, com 1,83m.

Nas eliminatórias, Bruno Lins (20s45) e Ana Cláudia Lemos (22s75) foram os mais rápidos nos 200m e ratificaram o índice que ambos já tinham para ir a Moscou nessa prova. Nos 110m com barreiras, Matheus Facho Inocêncio fez 13s58 e ficou perto do índice para o Mundial, que é de 13s45.