O Ginásio do Tarumã, em Curitiba, ficou lotado na noite de sábado para receber atletas e dirigentes que participam da 54ª edição dos Jogos Colegiais do Paraná (JOCOP?s). Ao lado do secretário estadual de Educação, Maurício Requião, e do presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, o governador Roberto Requião deu as boas vindas aos participantes e declarou oficialmente aberta a fase final da competição.

O grande destaque da cerimônia de abertura ficou por conta da apresentação do grupo de dança Arte & Manha, de Guarapuava. Especialista em trabalhar com grande elenco, o grupo montou uma coreografia unindo a história das civilizações e a integração dos continentes através do esporte, e misturando a este caldeirão uma belíssima trilha sonora. Ao final de quase uma hora de espetáculo, o grupo foi aplaudido em pé pelo público.

O governador Roberto Requião destacou o cumprimento da promessa de retomar os Jogos Colegiais, feita ainda no primeiro governo. ?Além disso, hoje o governo banca 100% da alimentação, coisa que nenhum outro Estado da Federação faz?, afirmou o governador.

Já o secretário de Educação disse que realizar o maior evento esportivo do Brasil é motivo de orgulho para o Paraná. ?São 400 mil atletas participando durante toda a competição, e temos muita alegria de sediar em Curitiba esta fase final?, disse Maurício Requião.

O presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, destacou o papel do esporte na melhoria da qualidade de vida. ?Estes jovens que se direcionam para o esporte ficam longe das drogas, da violência e da criminalidade?, afirmou. Segundo Gomyde, o Paraná tem hoje o melhor sistema esportivo do país. ?Começamos aqui nos Colegiais, depois temos os Jogos da Juventude, os Jogos Universitários e os Jogos Abertos, são competições que há anos vêm revelando novos talentos do nosso esporte?, concluiu Gomyde.

A fase final dos Jogos Colegiais do Paraná reúne cerca de 12 mil atletas de 914 instituições de ensino do Estado, sendo 706 colégios da rede pública e 208 particulares. No total, 326 municípios estarão representados nas competições que se estendem até o próximo domingo. Os JOCOP?s são uma promoção do Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação e Paraná Esporte.