Começa neste sábado (1/9) em Stuttgart, na Alemanha, a 40.ª edição do Campeonato Mundial de Ginástica, que terá o recorde de 76 federações com atletas inscritos. A competição é importantíssimo para o Brasil, já que para conquistar uma vaga por equipes nos Jogos Olímpicos de Pequim, no ano que vem, o País precisa ficar entre os 12 melhores.

A equipe brasileira contará com Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Laís Souza, Jade Barbosa, Khiuani Dias, Ana Claudia Silva e Juliana Santos. Daiane tentará mostrar se já se recuperou da contusão no tornozelo esquerdo sofrida durante o Pan do Rio, que a tirou da final da competição de solo.

No masculino, o grupo terá Mosiah Rodrigues, Diego Hypólito, Danilo Nogueira, Victor Rosa, Luiz Augusto dos Anjos, Caio Costa e Artur Zanetti. Diego não terá como adversário o atual campeão olímpico, Kyle Shewfelt, que quebrou as duas pernas durante um treino.

O Brasil conquistou duas medalhas de ouro em Mundiais, ambas no solo. Em 2003, Daiane faturou o primeiro lugar e dois anos depois quem brilhou foi Diego Hypólito.