A prova máxima do turfe paranaense, marcada para as 18h50 do próximo domingo, promete movimentada decisão, pois é muito arriscado apontar qualquer um dos dezesseis competidores como favorito.

Fort Bird (Carlos Pereira Gusso) pode conseguir o título de bicampeão – muito embora não tenha participado das provas preparatórias-, pois tem bons trabalhos e, acreditam seus responsáveis, o defensor do Haras Moenda de Itatiba, de criação do Haras Mignon, não sentirá a falta de aguerrimento.

Pantaleon (Amilton Aquino Farias), do Haras Novo Triunfo, embora tenha perdido por pescoço para Fogonaroupa numa das seletivas, deve render mais na tarde de domingo, sendo apontado como um dos mais cotados, podendo correr como favorito, Fogonaroupa (Luiz Roberto Feltran), de José Cid Campelo Filho, vinha de bom terceiro, em São Paulo e, na seletiva surpreendeu o favorito Pantaleon, na mesma distância do importante compromisso de domingo. É, sem dúvida, um dos grandes nomes do GP Paraná.

Bucaneer e Escriba (Fernando Azevedo), forte parelha do Haras Belmont, apresenta-se com amplas possibilidades de vitória. Escriba chegou segundo no ano passado e, aprontando para a importante corrida, venceu uma das seletivas. Bucaneer, porém, que perdeu por um corpo para Escriba e Pataleon, figura como grande reforço, especialmente pela diferença de peso e, para alguns observadores, é melhor do que Escriba.

Monkey América (Adelcio Menegolo), do Haras Anderson, não correspondeu na última vez que correu na Gávea. Seus responsáveis, porém, esperavam mais, pois já venceu em turmas fortes do turfe carioca, podendo surpreender os favoritos do Grande Prêmio Paraná.

Ungaro do Glory (Marcio Ferreira Gusso), de criação e propriedade do Haras Curitibano, não figura entre os favoritos. Seus responsáveis, porém, esperam boa atuação. Chegou terceiro em suas três últimas apresentações na grama de Cidade Jardim.

Emeraldo Gun (Daniele Gusso Fagundes), do Stud Vitor Petrochinski, na prova preparatória, perdeu por diferença mínima de Escriba, que figura entre os favoritos, pois chegou segundo para Pantaleon, em Cidade Jardim, perdendo por menos de dois corpos.

Hi Society (E. Roldão), do Stud Piccollino, depois de dois terceiros em São Paulo, sendo o último perdendo o segundo para Reverie por menos de um corpo. É um cavalo que sempre correu bem em distâncias longas, em pista de areia.

Lucky Wishbone (Pedro Nickel Filho), do movimentado Stud T.T.F, de Ponta

Grossa, vem sendo preparado para compromisso desta semana, no Tarumã. Depois de vencer em Cidade Jardim, chegou segundo para Reverie, perdendo por cabeça.

Reverie (L. Quintana), pelo retrospecto, figura com chance razoável, apesar do páreo se apresentar muito forte. Depois de boa vitória em Cidade Jardim, derrotando Lucky Wishbone, chegou segundo para Nigel.

Hey Willie (F.Petrechel) é tetra-campeão do Grande Prêmio Cidade de Ponta Grossa, defendendo a farda do Stud Gaudérios da Querência. Sua última atuação, porém, foi no Tarumã, quando chegou quarto na prova preparatória, vencida por Escriba.

More Fun (Luiz Roberto Feltran), do Haras Primavera, vinha atuando em São Paulo, chegando descolocado em suas duas últimas apresentações, depois de conseguir bom segundo, perdendo por focinho para Money Box.

Dá-lhe Grison (Jairo Borges), vencedor do GP Paraná de 2004, defendendo a farda do Haras Clemente Moletta, não correspondeu em sua última apresentação, mas em sua corrida anterior havia chegado terceiro para Red And Black, em São Paulo.

Alcatraz American (Rui Floriano da Silva), do Stud Pateo do Colégio, correu pouco na última seletiva, chegando sexto para Fogonaroupa, muito atrasado. Sua corrida anterior havia sido melhor, pois chegou terceiro para Escriba e Emerald Gun, chegando mais perto, 2 1/4c.

Sib Danzig (Carlos César Carlindo) chegou quarto para Fogonaroupa, perdendo por sete corpos. Sua corrida anterior, porém, foi melhor, pois venceu em São Paulo, derrotando Invasare. Não será fácil brigar pelas primeiras posições.

Arremates para domingo

Os arremates para as corridas do próximo domingo serão realizados no Salão Bento Munhoz da Rocha Neto, na Tribuna Social do Hipódromo do Tarumã, a partir das 19h30. Não está definido, mas os arremates de sexta-feira serão para as provas comuns, enquanto na noite de sábado, no mesmo horário, para as corridas mais importantes. Não só pelo excelente programa, como também pelo fato de o valor da inscrição ser revertido em jogo de arremate.

Encontro nacional

Está tudo pronto para o II Encontro Nacional, uma promoção do Gibi, que contará com a participação de importantes personalidades, esperando-se amplo sucesso, pois serão discutidos importante aspectos, do turfe e criação do PSI. Depois do café da manhã às 8h30, no Tattersall da ACTP, serão iniciadas as palestras.

Horário das corridas

Depois de entendimentos entre dirigentes das entidades turfísticas, foi definido o horário das corridas do próximo domingo. A prova de abertura será realizada às 13h15, com encerramento às 20h10. O Grande Prêmio Paraná está marcado para as 20h10.

Leilão de sábado no Tarumã

O leilão de sábado, marcado para as 12 horas de sábado, promete amplo sucesso, pois será leiloado o plantel do Haras Garcez Castellano,  mesmo contando com reduzido número de reprodutoras.