No último teste antes do reinício do Campeonato Brasileiro, o Grêmio apenas empatou por 2 a 2 com o Juventude em amistoso realizado na noite deste sábado, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Mas o time do técnico Silas ainda saiu no lucro, já que perdia até os 43 minutos do segundo tempo.

Para a partida, Silas teve três desfalques importantes. Além da dupla de ataque formada por Borges e Jonas, o lateral-direito Edílson também foi poupado. O treinador então escalou apenas o recém-contratado André Lima na frente, com Hugo chegando do meio de campo. Na lateral, foi improvisado o zagueiro Mário Fernandes, autor do belo gol de empate.

O Grêmio sofreu o primeiro gol logo aos quatro minutos, quando Cristiano inaugurou o marcador em cobrança de falta. Antes que o time visitante pudesse iniciar a sua reação, a partida foi paralisada aos 15 minutos para as homenagens ao volante Lauro, de 37 anos, que fazia a sua despedida do Juventude. O jogador atuou por 17 anos no clube de Caxias, com 571 partidas disputadas.

O empate do Grêmio só veio aos 28. Leandro cruzou, o goleiro Jônatas falhou e Douglas fez 1 a 1. No segundo tempo, já com Bergson formando dupla com André Lima, Fausto marcou o segundo do Juventude aos seis, ao escorar cobrança de escanteio. No fim, Mário Fernandes salvou o time da derrota ao desviar de letra um cruzamento de Fernando.

A equipe de Silas agora já inicia a sua preparação para a volta do Brasileirão. Na próxima quarta-feira, o Grêmio recebe o Vitória no Olímpico. O Juventude, por sua vez, ainda fará a sua estreia na Série C. No domingo da semana que vem, o time de Caxias pega o Criciúma, novamente em casa.