A briga pelo acesso no Campeonato Brasileiro da Série B ficou mais restrita após a 35.ª rodada. Nesta terça-feira, o Guarani bateu o Ipatinga, em Campinas, e ficou a apenas uma vitória de carimbar o acesso e se juntar ao Vasco na elite do futebol nacional.

Outro que deu um grande passo para chegar lá foi o Atlético Goianiense, que derrotou o Ceará num confronto direto, em Goiânia. A rodada também marcou o rebaixamento do ABC, que perdeu para o Duque de Caxias e contou com uma combinação de resultados para cair.

Com gols de Léo Mineiro (duas vezes) e Fabinho, o Guarani venceu o Ipatinga por 3 a 1, no Brinco de Ouro, em Campinas. O resultado, além de amenizar a goleada sofrida para o Atlético no último sábado, recolocou o time alviverde na vice-liderança, com 65 pontos.

Uma vitória no sábado contra o Ceará, em Fortaleza, garante a equipe na Série A em 2010. Já o Ipatinga, cujo gol foi marcado por Reina, tem 42 pontos e ainda briga contra o rebaixamento.

Também jogando em casa, o Atlético fez novamente uma partida impecável contra um adversário direto. Agenor, Marcão, Juninho e Anaílson marcaram os gols da vitória rubro-negra por 4 a 1 sobre o Ceará, no Serra Dourada, em Goiânia.

Reinaldo descontou para o clube alvinegro. Agora, o Atlético tem 62 pontos e consolida-se na quarta posição. Os cearenses, por sua vez, estão em terceiro, com 63, também com grandes chances de subir.

Único time a garantir presença na Primeira Divisão, o Vasco venceu o Campinense por 1 a 0, no estádio Amigão, em Campina Grande. O gol foi marcado por Elton, que chegou aos 18 gols e assumiu a artilharia isolada.

De quebra, deixou o Vasco a uma vitória de conquistar o título antecipado. Isso pode acontecer, na próxima sexta, no Maracanã, se o time carioca vencer o América-RN. Já o Campinense tem 33 pontos e pode ser rebaixado na próxima rodada.

Quem perdeu uma grande chance de encostar o G-4 foi a Portuguesa. No estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, a Lusa foi inteiramente dominada pelo Juventude, que contou com um gol de Mendes para vencer por 1 a 0. A vitória tirou os gaúchos dos arredores da zona de rebaixamento.

O Juventude fecha a rodada com 43 pontos, na 13.ª posição. Já a Portuguesa permanece em sexto lugar, com 57, e precisa de um milagre para reconquistar uma vaga na Série A.

Situação parecida ficou o Figueirense, que perdeu para o América-RN por 1 a 0, em Natal. O time catarinense tem 57 pontos, em quinto lugar. A equipe potiguar confirmou sua arrancada e continua fora da degola, com 42 pontos. O gol da vitória foi marcado por Giovani, aos 43 minutos do segundo tempo.

Na parte de baixo da tabela, o ABC está oficialmente rebaixado para a Série C de 2010. Os potiguares perderam para o Duque de Caxias por 2 a 1, no Rio de Janeiro, e seguem com 32 pontos.

O rebaixamento foi sacramentado com a vitória por 1 a 0 do América sobre o Figueirense. Já o Duque, com mais esta vitória, chegou aos 47 pontos e está praticamente fora de perigo.

Em Salvador, o Bahia deu um grande passo para escapar do rebaixamento. Com gol de Jael, venceu o Vila Nova por 1 a 0 e se distanciou da zona de perigo. A vitória fez os baianos chegarem aos 42 pontos, na 14.ª colocação.

O Vila tem 45, duas posições acima. Sem chances de subir, nem de rebaixamento, Bragantino e Paraná empataram em 2 a 2, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Os paulistas marcaram com Diego Macedo e Lúcio, enquanto Davi e Adriano fizeram para o Paraná.

Também na zona de rebaixamento, o Fortaleza contou com gols de Elton e Marcelo Nicácio para vencer a Ponte Preta por 2 a 1, no Castelão. O resultado pôs os cearenses com 37 pontos, em 18.º lugar. Já a Ponte, que marcou seu gol com Finazzi, é a sétima colocada e está oficialmente sem chances de acesso.

O ponto negativo da rodada foi em Taguatinga, onde Brasiliense e São Caetano não puderam jogar graças à falta de energia no estádio da Boca do Jacaré. Após mais de uma hora de espera, o árbitro decidiu encerrar a partida.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já confirmou uma nova partida para esta quarta, às 16h30, no mesmo local. Até lá, o Brasiliense entrou na zona do rebaixamento, com 41 pontos, em 17.º lugar.

Confira a 35.ª rodada da Série B:

Terça-feira

Guarani 3 x 1 Ipatinga

Bragantino 2 x 2 Paraná

Duque de Caxias 2 x 1 ABC

Juventude 1 x 0 Portuguesa

Campinense 0 x 2 Vasco

Atlético-GO 4 x 1 Ceará

América-RN 1 x 0 Figueirense

Bahia 1 x 0 Vila Nova

Fortaleza 2 x 1 Ponte Preta

Quarta-feira

16h30

Brasiliense x São Caetano