O Guarany-CE é o segundo finalista do Campeonato Brasileiro da Série D, a quarta divisão nacional. Neste sábado, empatou por 0 a 0 com o Araguaína-TO, no estádio do Junco, em Sobral (CE), e irá enfrentar o América-AM, que eliminou o Madureira-RJ. Os quatro times estão garantidos no Campeonato Brasileiro da Série C de 2011.

No jogo de ida, o time cearense tinha empatado por 2 a 2 e poderia, portanto, empatar até por um gol na volta. Por isso mesmo, o Guarany jogou com o regulamento debaixo do braço e segurou a igualdade sem gols.

Na outra semifinal, na última quarta-feira, o América eliminou o Madureira ao vencê-lo por 2 a 0, em Mesquita, subúrbio do Rio de Janeiro. No primeiro confronto, realizado em Guaratinguetá (SP), o time manauara tinha perdido por 2 a 1.

Pesa contra o América um recurso do Joinville (SC), alegando ter o time amazonense utilizado o jogador Amaral de forma irregular, sem o devido registro no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O julgamento deste caso, que deveria acontecer na última sexta, ficou para a próxima sexta (dia 5).

De qualquer forma, a fase final começa no próximo domingo (dia 7), às 18 horas (de Brasília), no estádio Colosso dos Tapajós, em Santarém (PA). A partida de volta será disputado no dia 14, às 17 horas (de Brasília), em Sobral.