Terá início na próxima sexta-feira o 1.º Campeonato Brasileiro de Rally Aéreo (Rally Air), cuja etapa inaugural será disputada na cidade de Guarapuava, numa organização da Confederação de Rally Aéreo do Brasil (CRAB). Ao todo serão realizadas cinco etapas, divididas entre os estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Neste campeonato de regularidade, as aeronaves serão monitoradas por satélite, via GPS, onde os pilotos e navegadores colocarão à prova todos os seus conhecimentos, capacidade de raciocínio e precisão.

Numa mistura de lazer, turismo e aventura, com pilotos privados, comerciais, instrutores de vôo e alunos, que terão o desafio de cumprir um circuito pré-determinado dentro das médias de velocidade e sem sair do trajeto. Além disso, contarão pontos para o campeonato o cálculo de consumo de combustível e o pouso de precisão.

Os organizadores subdividiram o campeonato em categorias distintas, participando no máximo cem aeronaves, com a intenção de medir a habilidades dos pilotos e seus navegadores.

As categorias são as seguintes: 1 – 14 Bis; 2 – Demoiselle; 3 – Constellation; 4 – DC-3; 5 – Beech Bi; e 6 – Concord. Serão admitidas aeronaves de todas as marcas, independente do ano de fabricação e modelo.

A ideia deste projeto nasceu do piloto brasileiro Roque Veviurka, heptacampeão do Rally Mitsubishi, campeão do Rally dos Sertões 2006 e campeão da Copa Troller em 2008.

“O ralli aéreo tem a missão de incentivar o aero desporto, bem como medir a habilidade dos pilotos, dando ênfase ao trabalho profissional. Busca desenvolver o turismo de cada região por meio de um evento de entretenimento, estimulando a economia, aproximando empresários e lideranças de diversos segmentos”, destacou Roque.

As inscrições para o Campeonato Brasileiro Rally Air 2009, poderão ser feitas através do site www.rallyair.com.br, e demais informações também podem ser obtidas através do telefone 55 (42) 3626-3344.