O técnico Pep Guardiola afirmou ter certeza que o atacante Lionel Messi vai se tornar o maior artilheiro da história do Barcelona e acredita que isso pode ocorrer ainda na temporada 2011/2012. Na terça-feira, o argentino marcou três gols na vitória por 4 a 0 sobre o Viktoria Plzen, em Praga, que classificou o time catalão antecipadamente para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Agora, o astro tem 202 gols pelo Barcelona, 33 a menos do que César Rodríguez, maior goleador da história do clube.

“Temos de felicitar o Leo [Messi] por ter voltado a marcar. Ele anotou o 202º gol pelo Barcelona e tem apenas 24 anos. Isto diz tudo. Estou convencido que vai bater o recorde do César Rodríguez, que marcou 235 golos neste clube, mas não sei se ainda o vai conseguir nesta temporada. Tudo depende do desempenho da equipe ao longo do ano, mas tudo pode acontecer”, disse Guardiola.

O técnico garantiu que Messi, eleito o melhor jogador do mundo de 2009 e 2010, sabe que o seu sucesso se deve também ao talento dos seus companheiros de clube. “Os treinadores estão aqui para ajudar os jogadores, a ele e a todos outros. Quando cheguei ao clube, tentei colocá-lo para jogar mais perto da área. Sabia que tinha de colocá-lo no centro. [Messi] Sabe que sem os colegas e sem as pessoas que o rodeiam, nada disto seria possível”, afirmou.

A goleada sobre o Viktoria Plzen classificou o Barcelona para as oitavas de final da Liga dos Campeões, já que a equipe chegou aos 10 pontos após quatro partidas disputadas. Agora, a equipe vai buscar a primeira colocação do Grupo H. No momento, o time tem dois pontos de vantagem para o Milan, que será o seu próximo adversário, no dia 23 de novembro, na Itália.

“O mais importante é que estamos classificados para a fase seguinte e no próximo jogo, frente ao Milan, vamos lutar pelo primeiro lugar no grupo. Estamos muito satisfeitos por garantir antecipadamente a classificação. As competições europeias não são fáceis, especialmente nesta fase da temporada”, comentou Guardiola.