Paris – Com esperanças de que Roland Garros faça a diferença, Gustavo Kuerten entra em quadra hoje para sua estréia no torneio diante do espanhol David Sanchez, na quadra 2, por volta do meio-dia (de Brasília). Será sua primeira partida em melhor-de-cinco sets, desde a derrota na rodada de abertura do US Open, no final de agosto do ano passado.

Por isso mesmo, o estado físico é uma preocupação. Não se sabe se Guga terá energia para mais de duas horas de um jogo intenso, cheio de trocas de bolas.

Mas é Paris e Guga confia nessa força estranha que sempre o torna um jogador perigoso nessas quadras de saibro.

"Ano passado cheguei ao torneio numa situação semelhante", lembrou Guga, ontem, depois de treinar com o técnico argentino Hernan Gumy. "Tive uma primeira rodada das mais difíceis e acabei chegando nas quartas-de-final. Acho que agora é igual. Em Roland Garros sempre as coisas são diferentes. A adrenalina é outra e essa motivação extra é importante", disse o brasileiro.

Guga e Sanchez (138.º do ranking) se enfrentam, ano passado, em Viña Del Mar, fazendo 7/5 e 6/4.

Saretta

Por volta do mesmo horário, ao meio-dia (de Brasília), só que na quadra número 8, Flávio Saretta espera aproveitar a maré de sorte e buscar uma boa estréia diante do temível sacador Greg Ruseski, que não é assim tão assustador em quadras de saibro.

Saretta entrou no torneio como lucky looser, ou seja, uma espécie de perdedor de sorte. Afinal, depois de ser derrotado na última rodada do qualifying, ele conseguiu a vaga graças às várias desistências de jogadores classificados.

Decepção

Já o número 1 do Brasil, Ricardo Mello, que esta semana manteve a 53.ª posição na ATP, não passou da estréia diante de Peter Wessels, da Holanda, e perdeu de forma decepcionante por 6/4, 6/1 e 6/3.

Marcos Daniel foi outro que deixou a quadra depois da derrota para o croata Mario Ancic – 6/2, 6/1 e 7/6 (7/4) – frustrado. Esperava ter conseguido jogar melhor. "Estou bem e sei que poderia ter dificuldado mais as coisas para o Ancic. Apenas no terceiro set joguei dentro das minhas expectativas."