Ao estilo Hollywood, como na entrega do Oscar, com entrevistas, fotos e agitação no tapete vermelho o tenista brasileiro Gustavo Kuerten foi homenageado pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) pela sua brilhante carreira nas quadras dos quatro cantos do mundo.

Com seu conhecido carisma e simplicidade, Guga ficou emocionado ao gravar uma mensagem de agradecimento à torcida de todo o planeta. Mas, ao seu jeito, andando entre convidados e conversando com todos, ele celebrou sua despedida nos Estados Unidos, embora neste domingo irá estar em quadra novamente. Guga joga na chave de duplas, ao lado de Nicolas Lapentti, diante dos espanhóis Fernando Verdasco e Feliciano Lopez.

"No Brasil teve muita emoção na despedida, aqui em Miami estou me sentindo até um pouco sem jeito com tamanha homenagem", disse Guga. "Mas ainda há muito pela frente para desfrutar. Jogo em Florianópolis em abril e depois já está certo que estarei em Monte Carlo e Roland Garros (torneio do qual ele já foi três vezes campeão).

Apenas na segunda etapa de sua turnê de despedida, Guga prefere não falar muito ainda sobre Roland Garros, o torneio mais marcante de sua carreira. "Acho ainda muito cedo para pensar neste assunto. Vou deixar mais para frente, pois sei que será um momento emocionante para mim.

A festa, em um dos locais mais charmosos de Miami, num terraço à beira mar, contou com o tom brasileiro. Nada de comidas sofisticadas, mas sim um típico churrasco patrocinado por uma famosa casa brasileira em Miami. Entre os convidados, algumas modelos brasileiras e vários tenistas do circuito. Uma das atrações foi o sérvio Novak Djokovic, que surpreendentemente eliminado logo na primeira rodada do Masters Series de Miami, esteve simpático com todos, posando para fotos.