O International Tennis Hall of Fame & Museum anunciou nesta quinta-feira o que já era certo desde o início da semana: Gustavo Kuerten fará parte do Hall da Fama. Em evento realizado na sede do Banco do Brasil, em São Paulo, a entidade americana oficializou a aprovação do maior representante da história do tênis masculino do País, tricampeão de Roland Garros e ex-número 1 do mundo.

O Hall da Fama havia dado todos os indícios da inclusão de Kuerten no seleto grupo de tenistas de maior destaque na história na última segunda-feira, quando anunciou a presença de Guga em São Paulo nesta quinta. A informação, porém, não era confirmada. “Temos a honra de convidá-lo para o evento de anúncio Hall of Fame 2012 -Gustavo Kuerten”, constava no convite enviado à imprensa, com uma foto de Guga levantando a taça de Roland Garros em 2001, pela terceira vez na carreira.

“Representantes do International Tennis Hall of Fame & Museum localizado em Newport, Rhode Island, EUA, estarão em São Paulo para fazer um anúncio especial. O Hall of Fame homenageia os maiores campeões do tênis e preserva a história do esporte”, aparecia no convite. Apesar da confirmação de que Guga fará parte do Hall da Fama, a entrada do brasileiro no seleto grupo de tenistas só será oficializada em julho -quando a entidade incluirá novos nomes à atual lista.

Relembre a carreira

Representante de resultados mais expressivos do tênis masculino brasileiro, o catarinense encerrou a brilhante carreira oficialmente em junho de 2008. Na lista de conquistas de Guga se destacam os três títulos de Roland Garros (1997, 2000 e 2001), a Masters Cup de Lisboa (2000) e as 43 semanas que permaneceu como líder do ranking de entradas da ATP (entre 2000 e 2001).

O currículo de Gustavo Kuerten, no total, é preenchido por 20 troféus de simples (14 deles sobre o piso de saibro) em 29 finais disputadas e oito torneios de duplas. Além do Grand Slam francês e da Masters Cup portuguesa, foram cinco títulos dos então Masters Series (hoje Masters 1000): Roma (1999), Monte Carlo (1999 e 2001), Hamburgo (2000) e Cincinnati (2001).