Dentro da pista, Felipe Massa conseguiu apenas o 15.º tempo no treino de classificação para o grid de largada do GP dos Estados Unidos, mas duas punições o farão sair do 13.º posto na corrida deste domingo, em Austin, no Texas. Depois de Jenson Button ser penalizado e cair da 13.ª para a 16.ª posição por uma irregularidade cometida no primeiro treino livre de sexta-feira, neste sábado à noite a direção da prova anunciou que o mexicano Esteban Gutiérrez, da Sauber, perdeu dez posições no grid por ter bloqueado a passagem do venezuelano Pastor Maldonado, da Williams, na primeira parte do treino classificatório.

Desta forma, Gutiérrez caiu da décima para a vigésima colocação do grid, fato que também beneficiou Massa, que com isso também terá o privilégio de largar do lado limpo da pista do traçado norte-americano. A punição também fará com que Button, antes rebaixado para o 16.º lugar, possa largar do 15.º.

Além de Gutiérrez, outro piloto punido na noite deste sábado foi o inglês Max Chilton, da Marussia, também penalizado por, coincidentemente, fazer “manobras arriscadas” na frente de Maldonado durante o treino classificatório. Por causa de sua conduta reprovada pelos comissários, ele terá de cumprir um drive through durante as cinco primeiras voltas da corrida deste domingo.