De ponta a ponta, o inglês LewisHamilton, da McLaren, venceu neste domingo o Grande Prêmio daItália, em prova na qual o líder do Mundial de Fórmula 1, FernandoAlonso, chegou em terceiro e aumentou sua diferença sobre os rivaisna classificação geral do campeonato.

Querendo impressionar a Ferrari – com quem negocia a renovação deseu contrato – e a torcida que lotou as arquibancadas do autódromode Monza, Felipe Massa, que havia largado em terceiro, terminou emquarto, logo atrás de seu companheiro de equipe, a quem teve queceder uma ultrapassagem. O segundo colocado foi o mexicano SergioPérez, da Sauber, que apostou em uma estratégia de dois pit-stopstardios e fez uma bela corrida.

O outro brasileiro no grid, Bruno Senna, também pontuou, aochegar em 10º, uma posição à frente do venezuelano Pastor Maldonado,com quem corre pela Williams.

Com a vitória de hoje, que sua terceira no ano, Hamilton saltoupara a vice-liderança do campeonato, com 142 pontos, um a mais que ofinlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, quinto colocado na prova de hojee que por sua vez tem um de vantagem sobre o alemão SebastianVettel, da Red Bull. Alonso, por sua vez, tem agora 179 pontos.

A corrida deste domingo não foi nada boa para dois dos principaisadversários do espanhol. Jenson Button, que após vencer a últimaetapa do Mundial, na Bélgica, chegou a falar que estava na brigapelo título, não completou a prova em Monza, com problemas no motorde sua McLaren. E Sebastian Vettel, que hoje fechou a porta para opiloto da Ferrari em uma disputa de posição e por isso foi punidocom um ‘drive-through’, teve o mesmo problema de Button e abandonouno fim, quando estava em sexto.

Alonso chegou a andar em segundo, atrás apenas de Hamilton,quando ultrapassou Massa sem precisar se esforçar – o brasileiroabriu caminho, atendendo ao jogo de equipe. O espanhol, porém,perdeu a posição mais tarde para Sergio Pérez, que, com pneus emmelhor estado, também havia deixado o brasileiro para trás. Nafrente, Hamilton, poupando o carro, garantiu a vitória semsobressaltos.

A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 será o GP de Cingapura,no dia 23 de setembro.

Classificação do GP da Itália

1. Lewis Hamilton (ING) McLaren 1h19min41s221

2. Sergio Pérez (MEX) Sauber a 4s356

3. Fernando Alonso (ESP) Ferrari a 20s594

4. Felipe Massa (BRA) Ferrari a 29s667

5. Kimi Raikkonen (FIN) Lotus a 30s881

6. Michael Schumacher (ALE) Mercedes a 31s259

7. Nico Rosberg (ALE) Mercedes a 33s550

8. Paul di Resta (GBR) Force India a 41s057

9. Kamui Kobayashi (JAP) Sauber a 43s898

10. Bruno Senna (BRA) Williams a 48s144

11. Pastor Maldonado (VEN) Williams a 48s682

12. Daniel Ricciardo (ITA) Toro Rosso a 50s316

13. Jerome d’Ambrosio (FRA) Lotus a 1min15s861

14. Heikki Kovalainen (FIN) Caterham a 1 volta

15. Vitaly Petrov (RUS) Caterham a 1 volta

16. Charles Pic (FRA) Marussia a 1 volta

17. Timo Glock (ALE) Marussia a 1 volta

18. Pedro de la Rosa (ESP) HRT a 1 volta

19. Narain Karthikeyan (IND) HRT a 1 volta

20. Mark Webber (AUS) Red Bull Não completou

21. Nico Hülkenberg (ALE) Force India Não completou

22. Sebastian Vettel (ALE) Red Bull Não completou

Abandonaram:

Jenson Button (ING) McLaren 33

Jean-Éric Vergne (BEL) Toro Rosso 9