Entre os vinte estreantes de domingo o destaque é Hero’s Son, vencedor do Grande Prêmio Bento Gonçalves, em Porto Alegre, que figura como uma das forças do Grande Prêmio Paraná. O defensor do Stud T.N.T. será apresentado por Eduardo Garcia e receberá a direção do famoso jóquei Jorge Ricardo.

Apresentamos, em seguida, as principais características dos vinte animais que estrearão na tarde de domingo no Hipódromo do Tarumã.

1.º Páreo

* Contrera, fêmea, tordilha vinagre, nascida em 5/11/99, no PR, por Nindiano e Nana Bianca, de criação de Nery Malucelli Júnior e propriedade de Hadmar Abrão. Tr.: L.Borges. Obs.: Inédita.

* Guapirama, fêmea, castanha, nascida em 28/8/99, no PR, por De Quest e Sly Sing, de criação do Haras Saint Simon e propriedade de Goemi Guiraud. Tr.: C.P.Gusso. Obs.: Inédito.

* Happy Kisser, macho, alazão, nascido em 24/8/99, no RS, por Exile King e Other Case Jet, de criação e propriedade do Haras Old Friends Ltda. Tr.: L.R.Feltran. Obs.: Inédito.

* Mar Del Plata (USA), macho, alazão, nascido em 3/9/99, nos EUA, por Salt Lake e Boomtown Days, de criação da CCT Trading & W. International e propriedade do Haras Santa Maria de Araras. Tr.: L.Verissimo. Obs.: Inédito.

* Arroyo, macho, castanho, nascido em 3/8/99, em SP, por Choctaw Ridge e Arrabbiata, de criação do Haras Alto da Serra e propriedade de César Batista Colaço. Tr.: A.Chioratto. Obs.: Inédito.

* Daunt Runner, macho, castanho, nascido em 10/10/99, em SC, por Robbama e Adora, de criação e propriedade do Haras M.M.Barreta. Tr.: C.Carlindo. Obs.: Inédito.

* Kastell, macho, castanho, nascido em 31/8/99, no MS, por Minstrel Glory e Liz Taylor, de criação do Haras Ponta Porã e propriedade de José Luiz Ferreira da Rocha. Tr.”.: O.G.Pereira. Obs.: Inédito.

3.º Páreo

* Better Than Quick, fêmea, castanha, nascida em 5/9/99, em SP, por Fast Gold e I`M The Best, de criação do Haras Independência e propriedade do Haras Cifra. Tr.: A.A.Farias. Obs.: Inédita.

* Miss Hula Hoop, fêmea, castanha, nascida em 10/10/99, no PR, por Vuarnet e Hooping Blue, de criação do Haras H.Oliva e propriedade de S.Bogucheski/Homero P.Oliva. Tr.: C.Carlindo. Obs.: Inédita.

* Carta Azul, fêmea, alazã, nascida em 7/8/99, no PR, por Carnival Baby e A-La-Bonheur, de criação de Nery Malucelli Jr. e propriedade do Stud Nema. Tr.: L.Borges. Obs.: Inédita.

* Ghost Ville, fêmea, alazã, nascida em 18/11/99, em SP, por Much Better e Eagleville, de criação do Haras São Luiz e propriedade de Amir Prestes Ferreira. Tr.: O.G.Pereira. Obs.: Inédita.

4.º Páreo

* Namoradeira, fêmea, alazã, nascida em 28/7/98, em SP, por Latin American e Fine Slew, de criação do Haras Pirassununga e propriedade do Stud Merx. Tr.: F.Petrechel. Obs.: Correu 15 vezes em C.Jardim, obtendo 4 vitórias (2 clássicas) e 6 colocações.

5.º Páreo

* Atração Fatal, fêmea, alazã, nascida em 5/7/99, em SP, por Vacilador e Unodthen Fly, de criação do Haras Ninho das Cobras e propriedade do Stud Gaudérios da Querência. Tr.: F.Petrechel. Obs.: Correu 1 vez na Gávea, obtendo 1 vitória; C.Jardim, correu 4 vezes, obtendo 1 vitória e 2 colocações.

* Happy Shu, fêmea, castanha, nascida em 13/7/97, em SP, por Shudanz e Positive Assertion, de criação do Haras São Pedro do Alto e propriedade da Agropastoril Ricci Ltda. Tr.: J.César. Obs.: Correu 13 vezes, obtendo 5 vitórias e 7 colocações.

* Cacique Crocket, macho tordilho, nascido em 13/10/97, no RS, por Punk e Cris Crocket, de criação do Haras Cacique Negro e propriedade do Stud Casablanca. Tr.: H.P.Machado. Obs.: Correu 4 vezes em C.Jardim, obtendo 1 vitória e 3 colocações; Gávea, correu 4 vezes, obtendo 4 colocações; Cristal, correu 11 vezes, obtendo 8 vitória (5 clássicas) e 3 colocações.

6.º Páreo

* Cabriolet, macho, alazão, nascido em 1/9/98, no RS, por Just Us e Endagada, de criação do Haras Santa Amélia e propriedade do Haras Ferradura. Tr.: C.A.Moura. Obs.: Correu 1 vez em C.Jardim, sem obter colocação; Gávea, correu 5 vezes, obtendo 1 vitória e 2 colocações; Cristal, correu 16 vezes, obtendo 4 vitórias (3 clássicas) e 11 colocações.

7.º Páreo

* Hero’s Son, macho, castanho, nascido em 20/7/97, no RS, por Much Better e Sunnibel, de criação de propriedade do Stud T N T. Tr.: E.Garcia. Obs.: Correu 2 vezes na Gávea, obtendo 2 colocações; Cristal, correu 1 vez, obtendo 1 vitória (clássica G.1); C.Jardim, correu 18 vezes, obtendo 4 vitórias e 9 colocações.

9.º Páreo

* Luxe, macho, alazão, nascido em 17/10/98, no RS, por De Quest e Belit, de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Santa Maria. Tr.: L.Verissimo. Obs.: Correu 7 vezes na Gávea, obtendo 1 vitória e 4 colocações.

* Nego Leleu, macho, castanho, nascido em 25/8/98, em SP, por Latin American e Hainus City, de criação do Haras Pirassununga e propriedade do Stud P.B. Tr.: F.Petrechel. Obs.: Correu 15 vezes em C.Jardim, obtendo 2 vitórias (1 claiming) e 10 colocações.

10.º Páreo

* Balaio, macho, castanho, nascido em 7/7/96, no RS, por Foyt e Cuna Porã, de criação de Fábio Linck Waihrich e propriedade de Lissauer Antônio Lima Barbosa. Tr.: J.S.Arruda. Obs.: Correu 3 vezes no Cristal, obtendo 3 colocações; Gávea, correu 32 vezes, obtendo 4 vitórias e 24 colocações.

Vale a pena recordar

Destacamos hoje o Grande Prêmio Paraná de l961, numa homenagem ao extraordinário jóquei Pierre Vaz, que depois de iniciar suas atividades no antigo Hipódromo do Guabirotuba, transferiu-se para a Gávea e, mais tarde para o turfe paulista, onde continuou brilhando e, sem dúvida, firmando-se como um dos melhores jóqueis da história do turfe brasileiro.

Pierre Vaz nasceu no Rio de Janeiro, mas criou-se em Curitiba, com a tradicional família Kosop, no Bairro do Batel.

Pierre figura na galeria os campeões do Grande Prêmio Paraná, com a vitória que obteve em l961, na direção de Nyrdhal, que ganhou com autoridade de Major’s Dilemma, que recebeu a direção de Luiz Rigoni, chegando a seguir Argonaço (Oraci Cardoso), Ibicus (Antonio Bolino) e Kaki (Hideto Akyioshi). Preparado por Milton Signoretti, o defensor o Haras Patente assinalou 162″8/10 para os 3 mil metros.

Desejamos destacar, ainda, outro grande feito de Pierre Vaz, que venceu com Miguel Ângelo a primeira prova realizada no Hipódromo do Tarumã. Às 13h30m do dia 10/12/55, o starter Mário de Araújo Marquez ordenou a partida do Grande Prêmio Inaugural. Depois de correr na frente, Miguel Ângelo, defendeu-se do ataque de Fair Cadet.

Programas com muitas atrações

O Grande Prêmio Paraná conta com apenas dois animais de outros centros, sendo que Rio Guaporé já correu no Tarumã. Mas, mesmo assim, como a primeira turma do turfe local apresenta-se muito forte, com animais de boa categoria, a prova máxima apresenta-se com atraente campo, tudo fazendo crer que a decisão não será fácil, apesar do favoritismo do potro Baccarat, Hero’s Son, que vem de vitória no GP Bento Gonçalves, Old Saybrook e Irineus, também estão muito cotados, podendo qualquer um deles ameaçar o pilotado de Fausto Durso.

Além de Fausto Durso, piloto de Baccarat, outros grandes pilotos de Cidade Jardim, participarão das corridas desta semana, entre os quais o bicampeão Altair Domingos, paranaense que iniciou suas atividades no Tarumã, que dirigirá Wiseguy. Nelito Cunha (Irineus), Nelson Souza (Rio Guaporé) e João Moreira (Salustiano). Jorge Ricardo, grande campeão da Gávea, tentará sua primeira vitória no GP Paraná, montando Hero’s Son.

Cinco jóqueis radicados no Tarumã contam com montaria no GP Paraná: Edgar Araújo (Fuego Cigano), Zeferino Moura Rosa (Eclipse Again), Ângelo Márcio Souza (Old Saybrook, João Sampaio Cardoso (Olympian) e Valdir Rodrigues Souza (Juanito Caminador).

Namoradeira

O Clássico Moyses Lupion, contará com a participação de Namoradeira, vencedora de quatro provas em Cidade Jardim, sendo duas clássicas. A defensora do Stud Merx será apresentada por Fabrício Rodrigues Petrechel, treinador radicado em Uvaranas.

Velocidade

Três animais estrearão no Clássico Delegação do Jockey Club de São Paulo, páreo velocidade: Atração Fatal, Happy Shu Cacique Crocket cujas campanha estamos apresentando na matéria de abertura desta página.

Milha

Cabriolet, ganhador de três clássicos no Cristal, é único estreante do Clássico Governador do Estado, prova da milha, uma das atrações do próximo domingo, no qual Baronette figura como provável favorito.