Depois de uma goleada de 11 a 0 na sexta-feira, a Holanda se aproximou da vaga na Eurocopa 2012 com uma vitória mais modesta nesta terça-feira. A seleção vice-campeã mundial e atual líder do ranking da Fifa derrotou a Finlândia por 2 a 0, em Helsinque, e aumentou sua vantagem na primeira colocação do Grupo E das Eliminatórias.

A equipe holandesa manteve o 100% de aproveitamento, com oito vitórias em oito jogos, e chegou aos 24 pontos, seis a mais que Suécia e Hungria, faltando ainda duas partidas para encerrar o torneio. Só não está garantida na Eurocopa porque os suecos, que enfrentam San Marino ainda nesta terça, podem igualar a pontuação.

Em caso de empate, a Holanda assegura a classificação antecipada. Já a Hungria só tem mais um jogo pela frente e não pode mais superar a primeira colocada. A Finlândia, por sua vez, soma nove pontos e praticamente não tem mais chances de classificação.

A vitória desta terça esteve longe de repetir a goleada sobre San Marino, na sexta. Diante de uma equipe mais consistente, a Holanda teve dificuldade para se impor na casa dos finlandeses. O jogo só começou a ficar mais favorável aos visitantes aos 29 minutos de jogo, quando Strootman aproveitou assistência de Sneijder e abriu o placar.

No segundo tempo, a Holanda ficou em situação mais confortável com a expulsão de Hetemaj aos 15 minutos. Com mais espaço, os holandeses controlaram o jogo e pressionaram até o segundo gol, marcado somente nos acréscimos. Luuk de Jong mandou para as redes após contra-ataque de Elia.

A Holanda só volta campo agora em outubro para enfrentar a Moldávia, em Roterdã. Na última rodada, os holandeses farão um confronto direto com a Suécia, fora de casa.