Será realizada na próxima quinta-feira, às 19h30, na Câmara Municipal de Curitiba, a posse da diretoria da Federação Paranaense de Basketball (FPRB). Amarildo Rosa será reconduzido por mais três anos (2009/12) na presidência da entidade.

Entre as novidades da gestão, está a presença da ex-jogadora da seleção brasileira de basquete, Hortência Marcari, que atuará como presidente de honra da federação. A nova diretora da FPRB conta ainda como vice-presidente, Wanderley Bady Haddad, e como vice-presidente do interior, Hamilton de Souza Azevedo.

“Um ajudará o outro. Confio muito no Amarildo e isso me motivou a voltar. Já enviamos projetos ao Ministério do Esporte. Vamos começar atendendo as crianças com um trabalho a médio e longo prazos”, contou Hortência, que já trabalhou com o basquete no Paraná. Sob sua coordenação, o time feminino de São José dos Pinhais foi campeão brasileiro em 2000, e vice em 1999 e 2001.

“Fizemos um ótimo trabalho. Acabou porque tive de voltar para São Paulo e não houve continuidade. Mas não tenho do que reclamar. É isso que queremos retomar. Minha intenção é até expandir a iniciativa para outros estados. Mas tinha de começar em algum lugar e escolhi o Paraná”, afirma ela.

O investimento na base é o início da recuperação do basquete profissional paranaense. “A dificuldade é muito grande. Mas o fortalecimento do esporte de alto rendimento começa nas categorias anteriores. E também na formação de professores, vamos investir nisso também”, completou a ex-atleta.

Segundo Amarildo Rosa, a presença da rainha do basquetebol brasileiro, “vem valorizar ainda mais o basquetebol paranaense, não só perante os atletas e pessoas envolvidos com o esporte, como também junto aos patrocinadores e a imprensa”, diz o presidente.

Desta vez Hortência também coordenará um projeto social, o Centro de Excelência do Basquetebol, que será implantado nos próximos meses, colaborando para o desenvolvimento da modalidade em nosso estado.

Curso de reciclagem e padronização

A Federação Paranaense de Basketball, patrocinada pela Aquarius Fresh, Frigorífico Argus, Unimed Curitiba, Penalty e Paraná Esporte, realizará no sábado, 31 de janeiro, e domingo,1.º de fevereiro, o Curso de Padronização e Reciclagem de Arbitragem 2009.

O palestrante da edição de 2009 do curso será o árbitro José Carlos Pelissari, tendo como convidado especial o árbitro brasileiro dos Jogos Olímpicos de 2008, Cristiano de Jesus Maranho.

Segundo a direção da FPRB, a participação de todos os oficiais de quadra e mesa da entidade é obrigatória para o exercício de suas atribuições no ano de 2009. Para confirmação de participação é necessário o envio de um e-mail para a FPRB (fprb@fprb.com.br), com o nome completo do oficial, telefone e endereço.