A América Latina já classificou seus 12 atletas para os Jogos Olímpicos de Beijing, pelo 18º Campeonato Latino Americano de Tênis de Mesa Adulto, em Santo Domingo, capital da República Dominicana. O evento, realizado de 30 de março a seis de abril, classificou cinco atletas da categoria masculina e seis da feminina e ainda classificará apenas uma seleção nacional, de cada categoria, para representar o continente, de acordo com regulamento da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, em inglês).

Da Seleção Brasileira masculina, composta por Thiago Monteiro (CE), 26, Hugo Hoyama (SP), 38, e Gustavo Tsuboi (SP), 22, apenas Hugo Hoyama não conseguiu a classificação ao perder o atleta da Argentina Pablo Tabachnik por 4 a 0 na final, com sets de 6×11, 1×11, 8×11 e 6×11.

Assim, Hoyama está na suplência, como o cubano Dimey Gongora. Os classificados para os Jogos pelo Pré-Olímpico, da categoria masculina, são Liu Song (Argentina), Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro, Dexter St Louis (Trinidade e Tobago) e Pablo Tabachnik (Argentina). Além deles, o mesatenista Lin Ju, que representa a República Dominicana, também irá para Pequim ao classificar-se pelos Jogos Pan-Americanos 2007.

Já entre a Seleção Brasileira feminina, que conta com Mariany Nonaka (SP), 19, Cláudia Ikeizumi (SP), 21, e Karin Sako (SP), 20, apenas Mariany conseguiu a classificação individual. Na última tentativa de Cláudia pela vaga individual, ela perdeu logo em sua primeira disputa. Com o placar de 4 a 3, a porto-riquenha Gloryanny Baba tirou a brasileira do duelo pela vaga. As parciais foram de 11×6, 11×6, 9×11, 4×11, 11×9, 7×11 e 11×6.

Karin também perdeu em seu primeiro jogo na terceira tentativa de conquistar a vaga. Enfrentou a colombiana Luisa Zuluaga e perdeu por 4 a 3, com sets de 4×11, 11×9, 6×11, 11×10, 11×10, 9×11 e 11×4.

As atletas classificadas para os Jogos pelo Pré-Olímpico são Wu Xue (República Dominicana), Fabíola Ramos (Venezuela), Mariany Nonaka, Lian Qian (República Dominicana), Paula Medina (Colômbia) e Yadira Silva (México). Como suplentes estão Glendys Gonzalez (Cuba) e Luisa Zuluaga (Colômbia).

Classificação

Após a classificação individual das categorias feminino e masculino, seis atletas de cada, começa o processo de classificação das equipes. Assim, a seleção com a maior somatórias de pontos no Pré-Olímpico, que possui três jogadores classificados pela categoria individual, será o classificado para os Jogos Olímpicos.

Mas se não houver nenhuma seleção no continente com três jogadores classificados pelo ranking individual, será classificada a melhor ranqueada que contar com dois atletas com vagas garantidas. A equipe poderá selecionar um mesatenista complementar, fora da quota de 22 atletas para as equipes de acordo com o regulamento da ITTF, para compor a seleção nacional de três mesatenistas. E assim sucessivamente no caso de haver apenas um mesatenista ranqueado na equipe com maior somatória de pontos.