A Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf) confirmou nesta quinta-feira (18) as provas que farão parte da disputa milionária da Golden League na temporada 2009. Serão cinco competições femininas e outras cinco masculinas em que estará em jogo o prêmio de US$ 1 milhão.

A Golden League reúne seis competições de atletismo na Europa, entre os dias 14 de junho e 4 de setembro – passa, pela ordem, por Berlim, Oslo, Roma, Paris, Zurique e Bruxelas. E o atleta que vencer a mesma prova nas seis etapas fatura o milionário prêmio.

As provas em que o prêmio milionário está em jogo são mudadas a cada temporada. Dessa vez, as escolhidas no feminino foram 100m, 400m, 100m com barreiras, salto em altura e salto com vara, enquanto as cinco do masculino são 100m, 400m, 3.000m, 110m com barreiras e lançamento de dardo.

Em 2008, apenas uma atleta conseguiu somar seis vitórias na mesma prova da Golden League. Foi a queniana Pamela Jelimo, que faturou o prêmio de US$ 1 milhão após dominar a disputa dos 800 metros.