O atacante sueco foi submetido com sucesso a uma cirurgia na mão esquerda, feita nesta terça-feira pelos médicos do Barcelona, e está liberado para viajar com o elenco de sua nova equipe na excursão pela Costa Oeste dos Estados Unidos, que começa nesta quarta-feira.

“Ele provavelmente terá alta para jogar a segunda partida da Supercopa da Espanha”, afirmou o médico Ricard Pruna, um dos responsáveis pela operação. O Barcelona disputará o título de abertura da temporada contra o Athletic Bilbao, nos dias 16 de agosto, no País Basco, e 23, em casa.

A cirurgia foi tão tranquila que Ibrahimovic, que assinou contrato por cinco temporadas nesta segunda-feira, já pôde conhecer seus novos companheiros e dar a primeira entrevista ao canal de TV do Barcelona, contando um pouco do que sentiu em sua chegada ao clube. “É uma emoção difícil de expressar em palavras, só estando na pele para entender”, declarou o sueco.

Trocado com a Inter de Milão pelo camaronês Eto’o, Ibrahimovic revelou que havia acertado com a direção da Inter que não aceitaria se transferir para outro clube que não o Barcelona – seu nome foi cotado também para o rival Real Madrid. “Este era o clube em que eu queria jogar. Se outro clube fizesse proposta, ficaria sem resposta”, declarou.

Seu desejo, diz, é se juntar à respeitável galeria de craques do Barcelona. “Ronaldo, Romário, Stoichkov, Hagi, Maradona, Ronaldinho, todos grandes nomes, conhecidos, e fazer parte dessa história é um de meus objetivos, concluiu.