O Consórcio Arena Fonte Nova anunciou nesta quarta-feira o adiamento da inauguração do estádio baiano da Copa do Mundo de 2014. A abertura da Arena, que estava prevista para dezembro passado, agora acontecerá no último dia de fevereiro deste ano. A Fonte Nova é uma das sedes da Copa das Confederações, que acontecerá entre 15 e 30 de junho.

A alegação do Consórcio para o atraso foi a “readequação do projeto da Arena de acordo com solicitações estabelecidas pela Fifa, como drenagem à vácuo do campo, gramado plantado diretamente no próprio campo e redução em 40% no tempo de evacuação”, conforme indica nota divulgada nesta quarta.

Já a partir deste mês de janeiro, a Fifa inicia a fase de operação em regime de comissionamento. Até março, a Fonte Nova receberá testes do sistema de segurança, de combate a incêndio, de instalações elétricas, hidráulicas, e de todos os sistemas eletrônicos.

De acordo com a Consórcio, as obras na Arena ultrapassaram 85% de execução. Atualmente, 4.050 colaboradores trabalham na obra, em três turnos. As escavações para o plantio da grama e a instalação de cadeiras já foram iniciadas.