Os Jogos da Commonwealth continuam colecionando problemas. A tradicional competição que reúne países da comunidade britânica começou no último domingo, em Nova Délhi, na Índia, cercada de polêmicas. Dessa vez, a crise foi causada pela infecção de 15 nadadores ingleses e australianos, que sofreram com problemas estomacais.

A hipótese de a infecção ter acontecido nas piscinas onde acontecem as competições de natação dos Jogos da Commonwealth foi rapidamente afastada pelos organizadores do evento, que garantiram a qualidade da água dos locais.

Mas o presidente da Federação dos Jogos da Commonwealth, Mike Fennell, afirmou que serão realizados testes nas duas piscinas principais de competição para checar se o vírus causador da contaminação veio de lá.

Ao ser perguntado sobre a possibilidade de cancelamento dos eventos aquáticos, o dirigente declarou que prefere “não especular isso imediatamente”. “Se for comprovado algo, não se pode nadar naquela água. É um problema que temos que lidar com urgência”, afirmou Mike Fennell.

Se foi causada nos Jogos da Commonwealth ou não, a infecção dos nadadores é mais um problema do evento, que já sofreu com atrasos nas obras, reclamações de delegações sobre a infraestrutura disponível, além do pouco público atraído para as competições.