Os estabelecimentos de ensino que fazem parte do Núcleo de Educação da Área Metropolitana Norte (NRE), tem até esta quinta-feira para fazerem suas inscrições para a fase regional dos 58.º Jogos Escolares do Paraná que acontece em Colombo de 3 a 9 de junho.

Participam desta regional os municípios de Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Colombo, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná.

As inscrições devem ser feita através de mapa oficial a ser entregue no NRE. O Congresso técnico está marcado para o dia 30 de maio a partir das 13h30 no auditório da Regional do Maracanã.

Competição

Na fase regional dos Jogos Escolares do Paraná são disputadas apenas as modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia) e mais as individuais de atletismo, tênis de mesa e xadrez, no ensino regular.

Para os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) só duas modalidades entram na fase regional: atletismo e futsal. Essas mesmas modalidades serão disputadas na fase macrorregional, as exceções do atletismo e vôlei de praia, cujos classificados na regional vão direto para a final.

Também direto para a final, sem participar da regional e macro, entram os atletas de ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação e taekwondo, no ensino regular. Já os alunos especiais que entram direto na final são das modalidades de basquete, bocha, goalball, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.

Os representantes das cidades-sedes das fases macrorregional e final também terão classificação automática nas fases anteriores, menos nas modalidades de atletismo e vôlei de praia.

Os vencedores da fase final dos Jogos Escolares representarão o Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em João Pessoa, Paraíba, de 9 a 18 de setembro, para os alunos de 12 a 14 anos, e em Londrina, de 2 a 11 de dezembro, para os alunos de 15 a 17 anos.