Na enquete realizada pelo Paraná-Online, os internautas decidiram que será o Grêmio o campeão brasileiro de 2008. A pergunta era: “Quem será o campeão brasileiro de 2008?” A questão mais votada, com 430 votos foi: “O Grêmio. Os gaúchos mantém a regularidade e por isso serão os campeões”. O tricolor dos Pampas já faz algum tempo que mantém a ponta da tabela e desde o início está entre os primeiros. O time não têm grandes destaques, mas Celso Roth conseguiu armar bem a equipe, que se mantiver a regularidade, deve ser campeão.

Em segundo lugar, com 412 votos aparece: “O São Paulo. É um time de chegada e cresceu de produção na hora certa”. O tricolor paulista mais uma vez confirmou sua fama de bicho papão nos últimos campeonatos brasileiros. Atual bicampeão, o time dirigido por Muricy Ramalho, já está entre os primeiros. Caso vença este ano, o São Paulo será a primeira equipe a conquistar três títulos consecutivos.

Em terceiro, com 274 votos ficou: “O Palmeiras. Com Luxemburgo no comando e Alex Mineiro no ataque, o Porco será o campeão”. O Verdão vem demonstrando uma certa fraqueza nos últimos jogos, que pode até mesmo comprometer a sua classificação para a Copa Libertadores. Atual 5.° colocado, o Palmeiras somou apenas dois pontos nos últimos nove disputados e alguns jogadores já começaram a criar polêmicas dentro do elenco. Caso do goleiro Marcos, que soltou o verbo após a goleada sofrida contra o Fluminense.

Em quarto lugar, com 195 votos já aparece: “O Flamengo. O diferencial é de que dos 8 jogos que restam fará 5 no Rio de Janeiro”. O Urubu vem embalado após a vitória sobre o Coritiba e promete incomodar. Os jogadores estão concentrados e a equipe passa por uma grande fase. Terá mais quatro jogos no Rio e isso pode ajudar o time de Caio Júnior a ser campeão.

Em último, com 194 votos está: “O Cruzeiro. É o melhor time do campeonato e nunca deixou de estar entre os primeiros colocados”. A derrota para o Atlético na última rodada fez mal para o Cruzeiro. Caso tivesse ganhado ficaria a apenas um ponto do líder. O trunfo da Raposa é a regularidade do time, que desde o início vem se mantendo entre os primeiros.

Uma dessas equipes será o próximo campeão brasileiro. Desde a implementação da fórmula de pontos corridos, em 2003, nunca tivemos um campeonato com tantas alternativas e extremamente disputado. A edição 2008 do torneio é sem a dúvida a melhor da era pontos corridos. Que vença o melhor.