Autoridades do futebol iraquiano disseram que estão em conversações com o ex-jogador brasileiro Zico para assumir o comando da seleção nacional. O presidente da Associação de Futebol do Iraque, Najeh Hamoud, disse nesta sexta-feira que as negociações sobre os termos do contrato terão início assim que Zico viajar para Bagdá.

Zico, que já treinou a seleção do Japão, poderia substituir o técnico alemão Wolfgang Sidka. Hamoud disse que o contrato de Sidka se encerrou no final do mês passado. O Iraque avançou para a terceira fase das Eliminatórias Asiáticas da Copa do Mundo após superar o Iêmen no mês passado.

Na terceira fase, a equipe vai enfrentar China, Jordânia e Cingapura, com apenas o vencedor da chave permanecendo na luta pela classificação para o Mundial de 2014. A seleção iraquiana está em 108º lugar no ranking da Fifa e disputou a Copa do Mundo de 1986. Em 2007, a equipe faturou o título da Copa da Ásia

Considerado um dos melhores jogadores da história do futebol, Zico participou de três Copas do Mundo pelo Brasil, em 1978, 1982 e 1986. Como treinador, dirigiu Kashima Antlers, seleção japonesa, Fenerbahçe, Bunyodkor, CSKA Moscou e Olympiakos. Os trabalhos de maior sucesso foram no Japão, com a classificação para a Copa do Mundo de 2006, e no Fenerbahçe, com a conquista do título turco na temporada 2006/2007.