Divulgação
Cerimonial olímpico na cidade de Irati.

No ano em que completa 100 anos de existência, o município de Irati sedia, pela primeira vez, os Jogos da Juventude do Paraná (Jojups). A solenidade de abertura oficial aconteceu diante de um público superior a 1.500 pessoas, que lotaram o Ginásio Agostinho Zarpellon Júnior para prestigiar atletas, dirigentes e demais participantes da competição.

A vice-prefeita em exercício, Marisa Massa Lucas, deu as boas-vindas a todos os participantes dos 21.º Jogos da Juventude. Segundo ela, o grande esforço realizado pelo município na organização do evento completou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo do Estado no apoio ao esporte.

Durante a solenidade de abertura estiveram presentes diversas autoridades municipais e regionais, com destaque para o deputado estadual Felipe Lucas, que é de Irati. O presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, foi representado pelo chefe de gabinete, Pirajá Maciel.

Divulgação
Timaço do futsal de Londrina em Assaí.

No encerramento da solenidade de abertura, o bom público presente ao ginásio foi presenteado com apresentações culturais. Enquanto um grupo de dança mostrou graça e leveza, o Grupo Folclórico Ucraíno Ivan Kupalo apresentou três danças tradicionais do folclore ucraniano, arrancando aplausos da platéia.

A regional de Irati dos Jojups reúne aproximadamente 1.100 atletas e dirigentes. Todos disputam a Divisão ?B?, já que as equipes da Divisão ?A? estão automaticamente classificadas para a final. Ao todo, são 62 equipes de dezesseis municípios, competindo nas modalidades de futebol, futsal, vôlei, handebol e basquete.

Além de Irati, participam da regional os municípios de Campina do Simão, Carambeí, Castro, Guarapuava, Imbituva, Palmeira, Pinhão, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rebouças, Reserva, Rio Azul, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

Primeiros resultados

A equipe de futsal feminino de Telêmaco Borba foi a primeira a comemorar uma vitória na regional de Irati dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups). Jogando contra a equipe da casa, o time de Telêmaco Borba venceu o jogo de abertura da competição pelo placar de 4 a 3.

A equipe feminina de Telêmaco Borba aplicou a primeira goleada da competição, ao vencer o Rio Azul por 13 a 5. Também pelo feminino, Castro derrotou Carambeí por 4 a 3. Já pelo masculino, Guarapuava ganhou de Carambeí pelo placar de 3 a 2.

Demais modalidades

O time de futebol masculino de Tibagi largou bem na competição ao vencer Castro por 5 a 2. Na segunda partida, o time de Ponta Grossa derrotou Irati por 1 a 0. Na modalidade de vôlei foram disputadas quatro partidas válidas pelo feminino. Ponta Grossa venceu por dois sets a zero, com parciais de 25/4 e 25/5. Na segunda partida, Telêmaco Borba derrotou Irati por dois sets a um, com parciais de 18/25, 25/17 e 15/8. Guarapuava venceu Pinhão, na terceira partida do dia, por dois sets a zero, com parciais de 25/10 e 25/13. E no último jogo, Prudentópolis derrotou Palmeira por dois sets a zero, repetindo o placar de 25/15 nos dois sets.

Regional de Assaí

Na manhã de sábado passado a equipe de Londrina derrotou Ibiporã, pelo placar de 5 a 1, em jogo válido pela fase regional da 21.ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná, em Assaí.

Pela segunda rodada da primeira fase, Londrina enfrentará a equipe de Jacarezinho, enquanto Ibiporã pega Ribeirão do Pinhal. Nesta etapa, os dois primeiros colocados de cada grupo seguem para a segunda fase da competição.

Futsal feminino

Rolândia 2×9 Santo Antônio da Platina e Andirá 4×1 Ribeirão do Pinhal.

Futebol masculino

Santo Antônio da Platina 3×2 Cornélio Procópio; Ribeirão Claro 4×0 Andirá e Sertanópolis 1×0 Bela vista do Paraíso.

Handebol feminino

Andirá 14×24 Itambaracá e Cambé 9×31 Bandeirantes.