Yokohama (AE) – A Irlanda venceu a Arábia Saudita ontem, por 3 a 0 e garantiu a segunda vaga do Grupo E da Copa do Mundo. Agora os irlandeses se preparam para enfrentar o primeiro colocado do Grupo B, que será definido hoje, quando jogam África do Sul x Espanha e Eslovênia x Paraguai. Apenas a seleção da Eslovênia não tem mais chances de classificação.

A Irlanda entrou em campo ciente de que precisa vencer por dois gols de diferença para não ficar dependendo do resultado da partida entre Alemanha e Camarões. Assim, pressionando bastante, os irlandeses abriram o placar logo aos 7 minutos de jogo. Depois do cruzamento da direita, Robbie Keane, da marca do pênalti, acertou um belo voleio.

Em vantagem no placar, os irlandeses continuaram pressionando até os 20 minutos da partida, principalmente pelo lado esquerdo, com Robbie Keane e Duff. Só depois disso a equipe da Arábia Saudita, mostrou reação. Aos 22 minutos, Al Khatharan arriscou o chute de longe, mas Given fez boa defesa.

A Irlanda voltou para o segundo tempo disposta a conseguir o segundo gol. Aos 16 minutos, depois da cobrança de falta para a área, o zagueiro Breen, de primeira, chutou no canto direito de Al Deayea e fez Irlanda 2 a 0. Depois do segundo gol, a Arábia Saudita nitidamente se entregou. Os irlandeses chegavam cada vez com mais facilidade. Aos 42 minutos, os irlandeses chegaram ao terceiro gol e definiram o placar. Keane lançou Duff dentro da área, que chutou contra Al Deayea, sem chance de defesa..

Ficha técnica – Irlanda: Shay Given; Gary Kelly (Jason McAteer), Gary Breen, Steve Staunton e Ian Harte (Niall Quinn); Steve Finnan, Matt Holland, Mark Kinsella e Kevin Kilbane; Damien Duff, Robbie Keane. Técnico: Mick McCarty

Arábia Saudita: Al Deayea; Al Jahani, Tukar, Abdullah Sulaiman (Abdullah Jumaan), Al Shehri e Hussein Sulimani (Ahmed Dukhi Al Dossari); Al Shahrani, Al Khathran (Al Shlhoub) e Al Owairan; Al-Temyat e Al Hassan. Local: Yokohama (Japão). Árbitro: Ndoye Falla (Senegal). Gols: Robbie Keane 7”, Breen 62” e Duff 89”. Cartões amarelos: Al Temyat (Arábia Saudita); Staunton (Irlanda)