Joao Mario Goes/Folha de Londrina
Novo técnico da Portuguesa, Israel de Jesus, veio do Iguaçu.

A Portuguesa conta com uma nova parceria para a disputa do Campeonato Estadual e, agora, também com um novo técnico: Israel de Jesus, que estava no Iguaçu, de União da Vitória. Jesus assume o lugar de Toninho Vieira.

Na temporada 2008, a Lusa mandará seus jogos em Cambé, porém o Estádio Municipal José Garbelini precisará se adequar a várias exigências determinadas pela comissão de vistoria da Federação Paranaense de Futebol – FPF – para poder ser liberado. Dentre as principais restaurações a serem feitas estão a regularização do piso da circulação das arquibancadas com inclinação ou colocação de tubulação para escoamento da água; melhorias nos vestiários dos atletas locais, visitantes e árbitros, devido às infiltrações nas lajes de cobertura, principalmente na caixa de energia. Também precisará construir arquibancadas com alambrados e portões para divisão das torcidas, sanitários masculino e feminino, bar em alvenaria com bilheteria e acesso ndependentes para o público visitante.

Obras de menor porte também são necessárias, como aumentar a altura do alambrado que isola o campo de jogo do acesso ao público; remover pedras e placas da calçada, soltas na circulação dos torcedores; executar bancos com cobertura para os policiais dentro do campo; criar sala de triagem com sanitário para a polícia e revisar instalações hidráulicas e elétricas. Após todas essas melhorias, ainda há necessidade de apresentação de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros e de um laudo técnico quanto à estabilidade e segurança das instalações existentes no Estádio, que tem capacidade atual para 1.400 pessoas.

Somente com as adequações, a Lusa poderá mandar suas partidas em Cambé. Caso a praça esportiva seja vetada, a alternativa é atuar no Estádio do Café, em Londrina. Porém, essa opção causa contrariedade aos dirigentes da Portuguesa.

A grande novidade para 2008 é uma parceria firmada com a empresa Anjobol e Europa Sports. Através dela chegaram reforços à equipe que estréia no Paranaense contra o Adap Galo. A empresa esportiva também tenta fechar contrato com uma equipe paulista que  disputa a Série A-2.

A Lusinha fará os dois primeiros jogos nos campos dos adversários. A estréia acontecerá dia 9, contra o Adap Galo, em Maringá. Na segunda rodada, dia 12 ou 13 de janeiro, a Portuguesa enfrenta o Iraty, em Iraty. Teoricamente o primeiro jogo, diante da sua torcida, na terceira rodada, será diante do Coritiba, no dia 16 ou 17 de janeiro.