A italiana Valentina Vezzali faturou nesta quinta-feira seu sexto ouro olímpico ao ganhar a competição de florete por equipes feminino dos Jogos de Londres.

Vezzali liderou o conjunto de seu país, que recuperou o título da competição após vencer a Rússia, ouro nos Jogos de Pequim. A equipe da Itália, também integrada por Arianna Errigo (prata no florete individual), Elisa Di Francisca (ouro no florete individual) e Ilaria Salvatori, venceu na final por 45 toques a 31 em grande exibição.

A Itália conquistou três títulos na modalidade entre Barcelona-1992 e Sydney-2000. Em Atenas, não disputou, e em Pequim teve que se conformar com o bronze, atrás das russas e dos Estados Unidos.

Anteriormente, as italianas, isentas de disputar a primeira eliminatória, tinham superado a Grã-Bretanha (45 a 34) e a França (45 a 22).

Vezzali, uma lenda na história do esporte, já tinha sido bronze na capital britânica na competição individual, chegando a nove medalhas olímpicas. Foi campeã individual em Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008, e por equipes em Atlanta-1996 e Sydney-2000, além de ter sido prata no individual em Atlanta e bronze em Pequim. Assim, ela acumula seis medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze no total.

Na luta pelo bronze, a Coreia do Sul superou a França, vencendo por por 45 a 32, enquanto a Polônia terminou em quinto ao derrotar os Estados Unidos (45 a 39), e o Japão, em sétimo, vencendo a Grã-Bretanha (30 a 21).