Ex-número 1 do mundo, a sérvia Ana Ivanovic foi surpreendida nesta segunda-feira e caiu logo na estreia do Torneio de Eastbourne. Ela até começou melhor, venceu o primeiro set, mas levou a virada e caiu por 2 sets a 1 diante da russa Elena Vesnina, número 36 do mundo, com parciais de 2/6, 6/4 e 6/3, em pouco menos de duas horas de partida.

Cabeça de chave número 7, Ivanovic conseguiu 11 aces, contra três da adversária, e viu Vesnina cometer oito duplas faltas. Ainda assim, a vitória ficou com a russa, que avançou à segunda rodada e agora terá pela frente a britânica Heather Watson, que eliminou a norte-americana Varvara Lepchenko ao vencer por 2 a 0: 6/3 e 6/4.

Outra russa que avançou nesta segunda foi Maria Kirilenko. Cabeça de chave número 6, ela passou pela sérvia Bojana Jovanovski em dois sets, com parciais de 7/6 (7/5) e 6/1. Agora Kirlenko espera a vencedora do confronto entre a britânica Elena Baltacha e a checa Kristyna Pliskova para conhecer sua adversária na segunda rodada.

Em outro confronto desta segunda, a francesa Marion Bartoli derrotou a italiana Flavia Pennetta por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2. A belga Yanina Wickmayer também classificou-se para a segunda rodada ao bater a norte-americana Christina McHale em dois sets: 6/3 e 6/4.

‘S-HERTOGENBOSCH – Outra competição que começou nesta segunda-feira foi o Torneio de ‘s-Hertogenbosch, e também com surpresa. Cabeça de chave número 5, a alemã Mona Barthel foi eliminada na estreia pela espanhola Garbine Muguruza, que venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7/5, 1/6 e 6/2, e agora enfrentará a norte-americana Lauren Davis.

Outra cabeça de chave que caiu na estreia foi a francesa Kristina Mladenovic. Oitava favorita do torneio, ela perdeu para a búlgara Tsvetana Pironkova por 2 a 0, com duplo 6/4. Na segunda rodada, Pironkova terá pela frente a romena Irina-Camelia Begu, que bateu a belga An-Sophie Mestach.

Já a espanhola Carla Suárez Navarro, cabeça de chave número 3, bateu a sueca Johanna Larsson por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, e agora enfrentará outra sueca: Sofia Arvidsson, que bateu a japonesa Ayumi Morita. Segunda favorita, Dominika Cibulkova também avançou ao derrotar Lourdes Domingues Lino por 2 a 1, com parciais de 6/1, 6/7 (5/7) e 7/6 (7/3).

Em outras partidas desta segunda, Simona Halep bateu Annika Beck, Stefanie Voegele eliminou Yulia Putintseva e Magdalena Rybarikova derrotou Arantxa Rus.