A sérvia Ana Ivanovic, ex-número 1 do mundo, não conseguiu passar da primeira rodada do Torneio de Dubai, nesta terça-feira. Ela foi eliminada pela suíça Patty Schnyder, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/6 (7/2) e 6/2, em quase duas horas de partida.

Na segunda rodada, Schnyder terá pela frente a chinesa Jie Zheng, algoz da tenista alemã Kristina Barrios, que furou o qualifying, também por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 2/6 e 6/4.

Além de Ivanovic, a eslovaca Daniela Hantuchova e a checa Petra Kvitova, campeãs no final de semana, foram eliminadas logo na estreia. Hantuchova, campeã na Tailândia, caiu diante da russa Anna Chakvetadze, por 6/1 e 6/3. A tenista da Rússia será a adversária de estreia da dinamarquesa Caroline Wozniacki, número dois do mundo e principal favorita ao título.

Petra Kvitova, que derrubou a líder do ranking Kim Clijsters na final em Paris, não resistiu à japonesa Ayumi Morita, por 7/6 (7/2) e 7/6 (7/3). Morita vai duelar na segunda rodada com a indiana Sania Mirza, que despachou Akgul Amanmuradova, do Usbequistão, por 6/3 e 6/1.

Já a favorita Flavia Pennetta não decepcionou nesta terça. Bateu a australiana Jelena Dokic, por duplo 6/2, e avançou no torneio, assim como a israelense Shahar Peer. A cabeça de chave número nove derrotou a espanhola Maria Jose Martinez Sanchez por 6/4 e 6/1.

Ainda pela rodada de estreia as italianas Sara Errani e Roberta Vinci venceram seus confrontos contra, respectivamente, a eslovaca Zuzana Kucova e a russa Elena Vesnina. A estoniana Kaia Kanepi, a checa Klara Zakopalova e a búlgara Tsvetana Pironkova também garantiram vaga na segunda rodada.